Após a vitória, por uma bola a zero, ontem, diante do representante da República Democrática do Congo (RDC) no Estádio da Tundavala, a equipa angolana do RI-20 tem três dias para preparar o jogo da segunda mão da 1ª eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões de Futebol
o1º de Agosto venceu, por uma bola sem resposta, ontem, o AS Vita Club de Kinshasa, da República Democrática do Congo (RDC), no Estádio da Tundavala, na província da Huíla, em jogo referente à primeira mão da 1ª eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões.
Durante a partida, a turma comanda por Filipe Nzanza entrou em campo determinada para conseguir o jogo inaugural no primeiro quarto de hora, com o destaque para Kikasa e Tulengi, ambos reforços provenientes da RDC, que criaram enormes dificuldades aos opositores. Ainda assim, os visitantes não perderam o controlo do jogo, mas preferiram apostar no contra-ataque para surpreender o último reduto dos donos de casa. No minuto 26, os pupilos de Filipe Nzanza começaram a apre- sentar desgaste físico, em função também da altitude da cidade do Cristo Rei, o que permitiu o adversário criar oportunidades de golo na recta final da primeira parte.
No reatamento, o 1º de Agosto voltou mais tímido, ou seja, preso nas movimentações, porque o AS Vita Club trocava melhor o esférico. Numa jogada de “letra” do lateral direito Hossi fintou o defensor, fez o cruzamento para a grande área do adversário e no segundo poste apareceu Dagó que colocou a bola dentro da baliza do adversário, aos 70 minutos. Depois de marcar o tento, o 1º de Agosto ficou mais animado, uma vez que a disposição táctica da equipa melhorou bastante.
Quando faltavam um minuto para o término da partida, o atleta do AS Vita fez um remate, mas a bola bateu no travessão da baliza defendida por Neblú. Com este resultado, a equipa das Forças Armadas Angolanas é obrigada no mínimo a empatar no desafio de resposta que es- tá aprazado para próxima Quinta-feira, no reduto do adversário. Por sua vez, a turma da cidade de Kinshasa vai procurar redobrar os esforços para anular a magra vantagem dos militares do RI-20.
Reagindo à vitória, o treinador do 1º de Agosto, Filipe Nzanza, felicitou a sua equipa pelo feito, acrescentado que o jogo de resposta não será fácil. Já o técnico do AS Vita Club, Raoul Shungu, prometeu virar o resultado na próxima Quinta- feira.