No acerto ao passo referente à 4ª jornada do Campeonato Nacional, o clube militar vergou ontem o Desportivo da Lunda-Sul, por 1-0, na cidade de Saurimo, e chega ao segundo posto com 33 pontos, ficando ao pé do líder, o Petro com 37 pontos
O 1º de Agosto aproximou-se ontem ao rival de longa data, o Petro de Luanda, na tabela classificativa do Girabola 202272023. No jogo de acerto de calendário referente à quarta jornada, na cidade de Saurimo, na Lunda-Sul, o clube militar vergou o Desportivo local por uma bola sem resposta. Por essa razão, a formação das Forças Armadas Angolanas ascende à segunda posição com trinta e três pontos, menos quatro que o clube do Catetão.
Para a formação fundada em 1979 do século passado, o triunfo na Lunda-Sul é galvanizador, visto que tiveram muitos solavancos no arranque da maior festa do desporto-rei em Angola. Assim, a pressão recai sobre o adversário de longa da e líder com trinta e sete pontos. Como é evidente, implica que o Petro de Luanda não pode perder nem empatar nem na segunda volta do Campeonato Nacional. Em razão disto, os atletas e adeptos do 1º de Agosto deixaram nas entrelinhas que podem discutir o título e que nada estava perdido tal como se apregoava no início.
Aliás, as crises financeiras do clube militar estão a chegar ao fim, uma vez que até haverá a reintegração de antigos funcionários nas demais áreas de serviço do clube, segundo uma fonte ligada ao processo. Na Lunda-Sul, palco do Desportivo local, o único golo da partida foi apontado por Liliano aos trinta e minutos. Depois do golo, os lundas tentaram reagir, mas sem sucesso, porque o clube das Forças Armadas fechou as linhas de passe. No meio campo, o domínio era da equipa de Luanda, mas pecava na finalização.
No reatamento da partida, a equipa de casa entrou mais aguerrida, ainda assim sem sucesso, porque o 1º de Agosto tirava partido dos erros do adversário. Por sua vez, o técnico do 1º de Agosto, Filipe Nzanza, felicitou os seus atletas e espera continuar a trabalhar para uma segunda volta à altura. No Desportivo da Lunda-Sul, o treinador, Maurílio Silva, reconheceu a derrota e os erros que os seus jogadores cometeram durante os noventa minutos.