Inaugurado há cinco anos, o Estádio França N’dalu, com capacidade para 20 mil adeptos sen- tados, recebe pela pri- meira vez, em regime experimental, no próxi- mo Domingo, um jogo oficial que vai colocar frente a frente os milita- res B e tricolores B, em jogo a contar para 17ª jor- nada do Campeonato Provincial Luanda sénior , a partir das 15 horas
O 1º de Agosto B e o Petro de Luanda B “testam”, no Domingo, o Estádio França N’dalu, recinto inaugurado há cinco anos, em jogo referente à 17ª jornada do Campeonato Provincial de futebol da capital angolana, às 15:00.
Segundo comunicado da turma militar, a realização do desafio no recinto supracitado tem como objectivo avaliar o estado actual das condições de acesso, mobilidade, segurança, funcionalidade das áreas destinadas aos intervenientes na partida, zonas reservadas ao público e escoamento, tendo em conta que, por se tratar de um derby e com entradas grátis, será expectável um maior afluxo de adeptos dos dois clubes.
O mesmo documento acrescenta que a avaliação será fundamental para a tomada de decisões no sentido de se efectuar as melhorias e ajustes que se afigurem necessárias para tornar realidade o sonho de, no mais curto prazo possível, o 1º de Agosto estar autorizado a jogar regularmente no seu estádio, em todas as competições oficiais e na qualidade de equipa visitada.
Quanto ao embate, estarão frente a frente as duas primeiras classificadas da prova, com primaz para os militares, com 36 pontos, os mesmos que os tricolores, mas com maior número de golos marcados (42 contra 36).
Situado na Avenida 21 de Janeiro, em Luanda, o Estádio França N’dalu possui capacidade para 20 mil espectadores.
Na época 2020/21, o 1º de Agosto pretendia realizar no imóvel partidas inclusive do Campeonato Nacional “Girabola”, intenção reprovada pela inspecção da Federação Angolana da modalidade, tal como em Janeiro de 2022 ocorreu quando o recinto foi alvo de vistoria por parte da CAF.
O Estádio, que alberga lojas, restaurantes e uma clínica, é parte de um complexo desportivo denominado “Cidade Desportiva”, que inclui campos de treinos, pavilhões de modalidades de sala, balneários, cabines, salas de imprensa, torres de iluminação e parque de estacionamento.
Actualmente encontra-se em obras para a conclusão do segundo anel e outros compartimentos, no fim das quais poderá ser submetido a outra inspecção visando acolher jogos tanto nacionais como internacionais.