Após perder o primeiro jogo da final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol frente aos militares, o Petro de Luanda deverá aproveitar o dia de hoje para corrigir os erros cometidos
Num desafio decidido no último minuto, o 1º de Agosto venceu, por 76-71, o Petro de Luanda, em jogo referente à primeira partida do ‘play-off’ da final do Unitel Basket, a melhor de cinco. No Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, as duas equipas apresentaram alguma ansiedade em assumir as rédeas do encontro, mas foram os tricolores que se adiantaram no ‘placard’.
Depois de a formação de José Neto conseguir o resultado 16-14, dois pontos de vantagem, os militares, às ordens de Lazare Andigono, com dois lançamentos triplos passaram para frente do marca- dor, o que permitiu vencer o primeiro quarto por 24-17.
No segundo período, a equipa central das Forças Armadas Angolanas dominou por completo esta fase, porque o jogo defensivo e ofensivo funcionava da melhor forma e foram para os balneários com o resultado de 48-32. No reatamento do jogo, no terceiro quarto, Childe Dundão, o jogador mais inconformado dos petrolíferos, teve uma prestação que levou ao delírio os adeptos presentes no Pavilhão da Cidadela Desportiva.
Mas, a boa exibição do base foi incapaz de evitar a derrota, por 64-52. Já recta final do encontro, os militares tremeram e os tricolores conseguiram encurtar para três pontos, mas quando faltavam quinze segundos para terminar o experiente Carlos Morais não conseguiu converter o triplo.
Reagindo à vitória, o treinador do 1º de Agosto, Lazare Andigono, felicitou os seus jogadores por tudo quanto fizeram no desafio. “Vamos continuar a trabalhar para dignificar o nome do clube”, sublinhou. Por sua vez, o técnico do Petro de Luanda, José Neto, reconheceu que a rapaziada esteve mal, tendo garantido aparecer melhor no próximo jogo.
Sexta-feira tem novo encontro
Os rivais de longa data voltam a medir forças amanhã, Sexta- feira, às 18:00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda.