O clube militar, depois triunfo ontem em casa frente ao Bravos do Maquis, por 2-1, na abertura da 17ª jornada do Campeonato Nacional, partilha a liderança com a formação petrolífera, 35 pontos cada
O1º de Agosto apertou ontem o Petro de Luanda, rival de longa data, na tabela classificativa do Girabola 2022/2023.
A formação militar, ao vencer o Bravos do Maquis do Moxico, por duas bolas a uma, em desafio referente à 17ª jornada, chegou aos 35 pontos, os mesmos que a equipa petrolífera.
Assim, adivinha-se uma segunda volta renhida, visto que os tricolores têm um jogo em atraso por força do seu engajamento nas Afrotaças.
Como é evidente, o clube das Forças Armadas está motivado, depois de ter começado mal o Campeonato Nacional de futebol.
Mesmo com muitas críticas e solavancos, a equipa fundada 1979 do século passado ultrapassou e com uma equipa jovem está a dar cartas.
O técnico do 1º de Agosto, Filipe Nzanza, com um discurso mais humilde, continua a convencer a massa associativa.
Por isso, continua a merecer a confiança da direcção presidida por Carlos Hendrick, que aos poucos vai saindo da crise financeira e administrativa. O triunfo de Filipe Nzanza em campo, querendo ou não, continua a beliscar o seu companheiro de profissão, o técnico do Petro, Alexandre Santos.
Não se esperava que o treinador do 1º de Agosto pudesse chegar ao primeiro posto e pressionar ao máximo o rival de longa data, num contexto mais solto dentro das quatro linhas em casa.
Aliás, o empate do Petro de Luanda, a uma bola com o Bravo do Maquis, no Moxico, deixou Alexandre Santos perpelexo.
Por isso, em entrevista à imprensa, depois do empate, disse que o Petro vai ganhar o Campeonato Nacional contra tudo e todos.
O travão imposto aos tricolores na cidade do Luena teve um sabor à derrota, facto que deixou o técnico agastado por saber que se atrasou na tabela classificativa.
Ontem, no Estádio 22 de Junho, no Rocha Pinto, em Luanda, os militares entraram melhor que os maquisardes.
Por isso, chegaram ao primeiro golo por intermédio de Venâncio aos 18 minutos e Liliano fez o segundo aos 21 minutos.
No reatamento da partida, Chico, pelo Maquis, reduziu a vantagem aos 47 minutos.
Resultados da jornada
O Wiliete de Benguela empatou sem golos com o Isaac também de de Benguela. Na Lunda-Norte, o Sagrada Esperança venceu o Interclube por uma bola a zero.
Na cidade do Lubango, o Desportivo da Huíla empatou a uma bola com o Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul.
O jogo do Petro e o Santa Rita de Cássia do Uíge foi adiado porque os petrolíferos estão nas Afrotaças.