Os inspectores da Confederação Africana de Futebol (CAF) tomaram, ontem, a decisão devido ao mau estado de conservação da infra-esterutura desportiva
O Estádio 11 de Novembro, construído em 2010, por ocasião da realização do Campeonato Africano das Nações (CAN), em Angola, não vai acolher o jogo de abertura da primeira edição da Superliga Africana de futebol. De acordo com o que este jornal apurou, os inspectores da Confederação Africana de Futebol (CAF) tomaram a decisão de vido ao mau estado de conservação da estrutura.
O órgão reitor da modalidade no continente berço entende que é imperioso realizar obras para o melhoramento do recinto, pois apresenta vários problemas na sua estrutura, nomeadamente relva, balneários e nos elevadores, assim como nas cabines de imprensa. Neste sentido, o jogo de abertura da competição, que arranca no dia 20 de Outubro e termina a 11 de Novembro, vai acontecer no principal estádio de futebol da Tanzânia. O Petro de Luanda, embaixador angolano na Superliga, sob o comando do português Alexandre Santos, será obrigado a adoptar o Estádio Nacional Tundavala, na cidade do Lubango, na província da Huíla, sempre que jogar na condição de anfitrião.
A Superliga Africana contará com a participação do Wydad Casablanca, campeão africano, Raja Casablanca, ambos de Marrocos, o Al Ahly do Egipto, o Mamelodi Sundowns da África do Sul, o Petro de Luan- da, o Simba SC da Tanzânia, o Esperance de Tunis da Tunísia e o Horoya da Guiné Conacry. De realçar que cada equipa vai receber um bónus de participação avaliado em um milhão de euros, sendo que o vencedor encaixa nos cofres cerca de seis milhões, ficando isentas de despesas com transportação aérea e alojamentos, que serão suportadas pela CAF.
Após a disputa da Taça Africana das Nações, que consagrou a selecção do Egipto como campeã, o Estádio 11 de Novembro tem sido sucessivamente interditado para obras de manutenção por não conferir segurança aos utentes. Por esse motivo, o 1º de Agosto, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte e a Académica do Lobito vão disputar as eliminatórias de acesso às fase de grupos das Afrotaças no Estádio Nacional de Ombaka, na província de Benguela.