A formação central das Forças Armadas Angolanas, às ordens de Filipe Nzanza, somou, este domingo, a quinta vitória consecutiva na 47.ª edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2024/2025.
No “tapete” verde do Estádio 22 de Junho, na capital do país, os rubro-negros derrotaram o conjunto da cidade de M’banza Kongo, por duas bolas a uma, no desafio que contou para a décima primeira jornada.
Os militares construíram a vitória com golos de César Cangué, aos 81 minutos, e Moisés, aos 90+11. Já Lito, aos 63 minutos, foi o marcador de serviço da turma da província do Zaire.
A turma do Rio Seco passou com distinção diante de um adversário que tem sido «um osso duro de roer». A propósito, ambas as formações não foram além de um empate a uma bola nos dois últimos encontros.
Em função deste resultado, o 1.º de Agosto comanda provisoriamente a prova rainha do futebol nacional com 26 pontos. No entanto, pode vir a ser ultrapassado caso o Petro de Luanda, de Ricardo Chéu, vença os dois jogos que tem em atraso.
Por seu lado, o São Salvador do Kongo mantém-se no nono lugar com apenas 14 pontos. Em declarações à imprensa, no final dos noventa minutos, o treinador do São Salvador do Zaire, Flávio Amado, considerou que os «homens do apito» tiveram influência no resultado.
“Estamos desapontados com a equipa de arbitragem. Foi uma pouca vergonha o que se passou aqui”, lamentou.
Por seu lado, o timoneiro do clube militar, Filipe Nzanza, mostrou-se satisfeito com o comportamento dos seus atletas, mas não deixou de assinalar que o adversário criou muitas dificuldades. “Continuaremos a lutar pelas vitórias até ao fim do campeonato”, disse.
Na próxima jornada, os militares deslocam-se ao Estádio Mundunduleno, para medir forças com o Bravos do Maquis do Moxico, às 15:00.
Já o São Salvador terá pela frente o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, no Estádio Álvaro Buta, no mesmo horário.
Por: Kiameso Pedro