O1.º de Agosto, liderado por Gouveia de Sá Miranda, celebra hoje, Quinta-feira, 47 anos de existência. O clube central das Forças Armadas Angolanas, reza a estatística, é o emblema em Angola com mais adeptos no país, cuja sede social está localizada no Rio Seco, no distrito da Maianga, município de Luanda. Fundado a 1 de Agosto de 1977, a formação tem as cores predominantes, vermelha e preta nos equipamentos.
A faltar três anos para completar meio século de existência, o 1.º de Agosto é o único clube em Angola, quiçá no continente africano, com uma Cidade Desportiva, no bairro Cassequel, na capital angolana.
O monstro arquitectónico conta com uma área de aproximadamente 12 hectares, foi projectada exclusivamente para o desenvolvimento de infra-estruturas adequadas à formação de atletas de alto rendimento. O destaque desse complexo é o Estádio França Ndalu, com capacidade para 20.000 espectadores sentados.
Além disso, a Cidade Desportiva inclui uma academia de jovens com instalações de alojamento, dois campos de futebol para treinamento, uma escola secundária, uma universidade, uma quadra de ténis, prédios de escritórios, uma piscina olímpica e um pavilhão “Paulo Bunze” coberto com 2.500 lugares.
O Clube Desportivo 1º de Agosto é um dos principais clubes de futebol de Luanda e actualmente movimenta o futebol, basquetebol, andebol, hóquei em patins, tiro aos pratos, xadrez, judo, natação e atletismo.