Os militares destronaram ontem o Desportivo da Lunda-Sul, equipa vencedora da edição passada da prova organizada pelo Wiliete de Benguela
Com golo solitário de César Cangué, aos 60 minutos, o 1.º de Agosto conquistou, ontem, a terceira edição do Torneio da Amizade, após vencer o Wiliete de Benguela, no Estádio Nacional de Ombaka.
Em função deste triunfo, a equipa central das Forças Armadas Angolanas, às ordens de Filipe Nzanza, destrona o Desportivo da Lunda-Sul, vencedor da edição passada da prova. Por sua vez, o Interclube foi o primeiro vencedor do torneio que serve de antecâmara do Girabola, Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão.
Ontem, a turma de Zeca Amaral sabia da importância de erguer o troféu, porque jogavam na condição de anfitriões e diante dos adeptos, bem como dos sócios do clube. Por essa razão, o médio ofensivo Karanga, melhor unidade da equipa de Benguela, com jogadas individuais criava algum perigo junto à baliza defendida por Mig.
No minuto 20, os “miúdos” do 1.º de Agosto conseguiram equilibrar o desafio com a circulação da bola nos três sectores, com desta- que para Aguinaldo e César Cangué, que criavam muitos problemas para a defensiva adversária.
Volvidos oito minutos, o central Jó Vidal viu o cartão vermelho após ter travado em falta o extremo César Cangué. Com um jogador a menos, a equipa técnica do Wiliete de Benguela foi obrigada a alterar o sistema técnico e táctico, de modo a travar o jogo ofensivo dos militares até ao intervalo.
No segundo tempo, o campo estava inclinado, visto que os militares dominavam o desafio. O 1.º de Agosto chegou ao golo por intermédio de César Cangué, aos 60 minutos, tendo aproveita- do o pontapé de canto cobrado pelo seu colega.
Depois do tento sofrido, os donos de casa ainda tentaram subir as linhas no terreno de jogo, mas não apresentavam argumento para furar a muralha defensiva comandada por Bonifácio.
Reagindo à vitória, o técnico do 1.º de Agosto, Filipe Nzanza, disse que a equipa vai continuar a trabalhar, uma vez que os seus jogadores são jovens e têm muito para aprenderem.
“A verdade é que vencer o torneio vai dar mais confiança ao grupo, que domingo visita o Santa Rita do Uíge para primeira jornada do Girabola”, sublinhou.
Por outro lado, o treinador do Wiliete de Benguela, Zeca Amaral, atirou contra o trio de árbitro liderado por Pedro Culembe. “Um árbitro que não está na primeira divisão já não pode apitar um jogo desta dimensão. É lamentável”, desabafou Zeca Amaral.
Já o coordenador do torneio, Victorino Visele, fez balanço positivo da terceira edição da Taça da Amizade. O extremo do 1.º de Agosto, César Cangué foi o melhor marcador da competição, com quatro golos apontados.