No âmbito da realização da segunda edição do projecto “Teatro para Todos”, promovido pela Fundação Arte e Cultura, o grupo teatral Xaba-Uiza vai apresentar, neste Sábado, pelas 15 horas, a peça “Encaixe”, no Wyza Anfiteatro, palco da referida fundação
Escrita por José Mena Abrantes, a peça narra a estória de uma jovem que, desde muito cedo, é forçada, pelas circunstâncias da vida, a abandonar a sua terra natal e ter que enfrentar inúmeros desafios e barreiras numa cidade grande e desconhecida, aprendendo a lidar com os piores sentimentos e emoções.
“Na esperança de adaptar-se à nova realidade, ela vive todos os sentimentos possíveis, desde a dor de perder os pais, decepções amorosas, preconceitos, medo, agravado com a morte do filho, e a distância de um dia melhor ficando cada vez mais longe de ser real”, avançou Elizabeth Pascoal, actriz e directora do grupo Xabadá-Uiza.
Segundo a mesma, a peça é originária de um texto do escritor e poeta José Abrantes, envolvendo estória e poesias de Agostinho Neto e Armando Rosa, sendo que a encenação esteva a cargo de Nelson Gonçales (de nome artístico Nylon Princeso) que cuidou da ideia da adaptação, dramatização e todos os detalhes directivos da cena.
A peça, que será exibida pela primeira vez naquele espaço cultural, de acordo com a responsável, conta apenas com a actuação de dois actores, Alberto Pedro “Shakila” e Marizandra Fernandes, nome artístico de Elizabeth Pascoal que juntos contracenam a estória, num misto de drama, dança e canto.
Projecção dos grupos teatrais emergentes
O ‘Teatro Para Todos’ é um projecto que tem por objectivo promover o teatro nacional, primando pela projecção dos grupos teatrais emergentes que buscam por oportunidade de serem vistos e conhecidos pelo público, como avançou a este jornal o porta-voz da Fundação Arte e Cultura, Clodovil Henrique.
“Neste projecto, a Fundação procura proporcionar espaço para estes grupos emergentes para que estes ganhem visibilidade e possam partilhar com o público a sua arte.
O objectivo é dar espaço e oportunidade àqueles que têm talento no teatro, mas não têm tido esta possibilidade”, explicou.
O Xabadá-Uíza, acrescenta Clodovil, é o segundo grupo que passa pelo palco do Wyza no âmbito do ‘Teatro para Todos’ que arrancou no dia 17 de Julho do corrente com o grupo Tuwizana que apresentou a peça “H2O”.
Sobre o grupo Xabadá, peça Encaixe Existente há mais de quatro anos, o grupo Xabadá já participou em vários festivais de teatro, tendo no seu percurso histórico arrecadado algumas premiações como prémio de “grupo revelação” na 4ª edição do Cinema Internacional de Teatro de Luanda (CIT), em 2019, prémio de melhor espectáculo teatral no Amosteca-África, em 2021, e a distinção de “Melhor Grupo em Actuação” no ‘Agosto em Cena’, em 2022.
O grupo conta ainda com passagens noutros eventos culturais como nos Festáfrica, Prémio Ingombota Teatro, Plant’Art, entre outros.
Por: Bernardo Pires