O artista visual Virgílio Design disse ao jornal OPAÍS que se sente preparado para embarcar em acções que possam massificar as artes no seio da juventude residente em zonas periféricas, através de projectos que contarão com o apoio da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço
Depois de ter sido recebido em audiência pela Primeira-Dama da República, Virgílio Design, que já formou vários jovens que fazem das suas artes seus sustentos, acredita que com esse apoio poderá fazer com que mais pessoas consigam concretizar os seus propósitos por este meio.
Satisfeito, considera a iniciativa oportuna para desenvolver os seus projectos, que serão completados com as ideias de Ana Dias Lourenço que, conforme disse, tornam-as mais dinâmicas.
“Vai valer à pena beber da sua experiência de vida em projectos sociais e principalmente voltada à juventude de zonas periféricas.
Venho de zonas periféricas e graças a Deus pude encontrar um futuro na arte e cada vez mais tenho amadurecido como artista”, contou.
O jovem artista disse que se surpreendeu com a recepção calorosa da Primeira-Dama da República.
O que pensou que seria uma conversa formal, com perguntas e respostas, disse que foi descontraída, preenchida com conselhos e incentivos.
“Ela ouviu a minha história e os meus projectos que visam a formação artística profissional de jovens de zonas periféricas, para que possam ter um propósito de vida com a arte e, com toda a paciência, se prontificou em apoiar”, exaltou. Consta que, fruto do diálogo com o jovem, a Patrona da Fundação Ngana Nzenza, Ana Dias Lourenço, garantiu que vai colaborar na realização dos projectos em carteira.
“Já conversamos muito, temos ideias, vamos fazer muitos projectos juntos, porque ele tem boas ideias relativamente à formação, capacitação e, fundamentalmente, à mobilização da juventude para coisas boas”, disse Ana Dias Lourenço, ao portal Platina Line.
Acrescentou de seguida que “para tirar a juventude da rua, fazerem coisas inúteis, vagas, eu acho que dá para fazer uma parceria com Virgílio e com a arte dele, tentarmos transformar Angola, os seus filhos e particular os jovens”.
Um quadroque conquistou “meio mundo” Ana Dias Lourenço contou que, após a divulgação do pedido feito pelo artista visual, recebeu várias mensagens de familiares e amigos de toda parte do mundo, para que recebesse o presente feito em sua homenagem.
Na ocasião, a Primeira-Dama mostrou-se feliz pelo gesto do artista e solicitou que fizesse mais um quadro.
“Gostei do que vi e já pedi mais um quadro. Porque ele fez uma coisa só que não gostei muito, as olheiras.
Ele pôs-me num daqueles dias que acordas cansada, dormiste mal… mas ele prometeu que vai fazer outro com mais uma com uma expressão menos pesada, mais alegre”, expressou. Durante audiência, Ana Dias Lourenço elogiou o talento do jovem e do promotor do encontro, Sarchel Necésio, CEO do Grupo de Comunicação Platina Line, que tem mobilizado meios para apoiar iniciativas da sua fundação.
Virgílio Design, de 26 anos, nasceu e cresceu no município de Viana, em Luanda, está a concluir a Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes da Universidade de Luanda.
O artista ganhou notabilidade por fazer retratos de figuras públicas, com destaque da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço.