Foi disponibilizada aos leitores na província do Namibe o livro fotográfico intitulado “Namibe aos Meus Olhos”, de Archer Mangueira, com 291 páginas que retratam a vida dos povos desta região a sul do país
O autor da obra, Archer Mangueira, na ocasião, disse que a inspiração pelo fotolivro surge na sequência da sua nomeação como governador do Namibe, onde teve como primeira preocupação conhecer profundamente as pessoas, o seu modo de vida e o seu território “De imediato percebi, ao percorrer toda a província, que a sensação que vivia não poderia guardá-la só para mim”, disse o autor.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, que presenciou o acto, afirmou que “Namibe aos meus Olhos” retrata uma viagem pelos cinco municípios da província.
Disse ser um retrato através de boas fotos sobre a realidade factual da cultura das gentes, sua especificidade socio-cultural, a flora e a fauna, os edifícios coloniais, a estrada da Leba, as pinturas rupestres, bem como e exotismo do parque do Iona.
Segundo o ministro, o livro retrata também um deserto que se precipita num mar rico de peixe e marisco, com um inigualável pôr-dosol.
“Em frente, prosseguiu, no meio do Atlântico, a histórica Ilha de Santa Helena, onde há descendentes do tráfico de escravos.
Referiu que se trata de um livro quase em texto, porque o seu autor transmite-o intencionalmente através da boa fotografia.
“Este é um livro que vê e não se lê, porque as palavras transformaram-se em imagens e estas transmitem-nos emoções e dão-nos beijos como se tivessem boca”, disse.