A Comissão Nacional de Angola para a UNESCO realizou a Gala de Premiação do Concurso Kandengue Escritor, nesta quarta-feira, 23, nas instalações da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, na Província de Luanda.
Na Categoria do Ensino Primário, o primeiro classificado foi a aluna da sexta classe, Jasmim Pitagrós, da Província de Malanje, enquanto na categoria do Primeiro Ciclo do Ensino Secundário, a aluna da nona classe, Lusália Dália, também da província de Malanje, foi a primeira classificada. Já o primeiro classificado da Categoria do Segundo Ciclo do Ensino Secundário foi a aluna da décima primeira, Lil Ortega, da Província da Huíla.
O concurso foi realizado nas categorias do Ensino Primário, Primeiro Ciclo do Ensino Secundário e Segundo Ciclo do Ensino Secundário, nas idades entre os 9 e 18 anos.
Em avaliação estiveram os gêneros literários como a Poesia, Prosa, Conto e Redação. Participaram no concurso alunos de todas as escolas, afecta ao Programa de Escolas Associadas à UNESCO. Foram avaliados 123 trabalhos, tendo sido seleccionado três em cada categoria, totalizando nove trabalhos finalistas.
O discurso de Abertura do Acto foi proferido pela Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, enquanto o Acto de Encerramento coube à Secretária de Estado Educação para o Ensino Secundário e Técnico Profissional, Soraya Kalongela.
O Secretário Permanente da CNU Angola, Alexandre Costa, explicou que o concurso visa promover e descobrir talentos dos futuros escritores do País e esta quarta edição enquadra-se nas festividades dos 50 Anos de Independência de Angola, tendo ainda agradecido o empenho dos parceiros sociais e patrocinadores do evento.