Os oito vencedores do concurso “Estrela de Icolo e Bengo”, referente ao ano em curso, serão conhecidos neste Sábado, 23, na grande final do evento, a decorrer no Anfiteatro do Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, na referida província
Participam no concurso 40 concorrentes que vão disputar as oito categorias entre Gueto Zouk, Música Gospel, Afro House, Kuduro, Música Acústica, Poesia e Dança, neste evento que visa a descoberta de novos valores nas áreas de cultura e artes, reservado a jovens residentes no Município de Icolo e Bengo.
O escritor Dias Neto, membro do corpo de júri, contou ao jornal OPAÍS que as inscrições e fases de eliminação tiveram início na segunda quinzena do passado mês de Novembro.
No mesmo participaram 107 concorrentes, sendo que destes 40 foram apurados e vão disputar a Grande Final no referido dia. “Os concorrentes são estreantes.
É uma espécie de caça-talentos. A ideia é que seja um concurso anual. Lembre-se que os concorrentes foram submetidos a avaliação, um pré-concurso”, explicou.
Quanto aos prémios, o vencedor terá direito a uma bolsa para frequência de um curso de condução, uma bolsa de estudos para o ensino superior, e terá, igualmente, direito a um valor monetário ainda não definido.
O vencedor vai ainda contar com o apoio da administração municipal para exercer o seu reinado durante o próximo ano como “Estrela de Icolo e Bengo” e desenvolver-se dentro da sua área de actuação. A organização garantiu também que todos os concorrentes irão receber um prémio de participação.
O concurso conta com o apoio institucional da Administração Municipal de Icolo e Bengo, tem como coordenador artístico o músico Chilola de Almeida, que está empenhada na mobilização do empresariado local para que apoiem o concurso.
Quanto à continuidade do concurso, a organização garantiu que as próximas edições estarão dependentes dos apoios que conseguirem para a presente edição.
Entretanto, enfatizou, o objectivo é torná-lo numa marca anual do Município de Icolo e Bengo.
“Até ao momento, o concurso não tem um patrocinador oficial, mas a organização continua a aguardar por respostas às solicitações que enviou a várias empresas, situadas no município e não só”, avançou a organização.