Os músicos Valete, Prodígio e Phoenix RDC decidiram juntar-se para realizar um espectáculo em Lisboa, Portugal, em homenagem ao rapper moçambicano, Azagaia, falecido no mês passado, em Maputo
Denominado “Tributo a Azagaia: Povo no Poder”, o show está marcado para quinta-feira,06, a partir das 20 horas, horário local, na Casa Independente (Lisboa), e contará com as participações dos músicos Paulo Flores, MCK, Maria João, Chullage, Karina Gomes, Papillon e Milton Gulli. Segundo uma nota publicada nas redes sociais do rapper Valete, os valores arrecadados com o espectáculo serão entregues aos familiares de Azagaia, residentes em Maputo, capital moçambicana.
“Todo o valor arrecadado do show será entregue à família do nosso mano Azagaia”, lê-se na publicação.
Edson da Luz, artisticamente conhecido por Azagaia, faleceu no dia 09 de Março, aos 38 anos de idade, em Maputo.
Segundo relatos da vizinhança, o rapper terá escorregado do tecto de casa após dar uma crise de epilepsia, enquanto concertava a calha, tendo caído e fracturado gravemente o crânio, o que terá originado uma hemorragia cerebral.
Até então, oficialmente, tanto o governo moçambicano quanto a família do artista nunca vieram a público esclarecer a real causa da morte do conceituado ‘rapper do povo’.
Conhecido por fazer rap de intervenção social e política, vulgo “revolucionário”, Azagaia era um dos rappers mais respeitado e admirado dos PALOP’s (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e dos países lusófonos em gral.
Do vasto repertório de sucesso do artista, destacam-se os hits “Povo no Poder”, “Só Dever”, “Ai de Nós”, “Vendem o País”, “Sétimo Dia”, entre outros.
Por: Bernardo Pires