O grupo carnavalesco União Mundo da Ilha do Distrito Urbano da Ingombota, está a limar arestas, visando a sua participação no desfile competitivo da Edição 2024, do Entrudo, a decorrer de 12 a 13 de Fevereiro próximo, na Pista da Nova Marginal, Praia do Bispo, em Luanda
Como novidades este ano, o União Mundo da Ilha fará uma simbiose entre a de Ilha de ontem e a Ilha de hoje, numa exibição peculiar que envolverá setecentas pessoas, na conhecida linha da frente e 3 mil e quinhentas na falange de apoio.
O presidente da agremiação, António Custódio, interpelado pelo Jornal OPAÍS, referiu que apesar da actual crise financeira reinante no país, o colectivo está pronto e cheio de energias para a nova jornada competitiva que se avizinha.
“Sabe que a questão financeira é que está a preocupar todo o mundo, mas, mesmo com os poucos recursos, estamos a tentar ultrapassar isso”, disse o responsável, sublinhando que os ensaios decorrem sem sobressaltos e na mais perfeita harmonia, ao ritmo do Semba na canção e na jinga de raiz a que sempre habitou aos foliões.
“Tudo está a ser feito na medida do possível, não obstante as dificuldades e temos que desenfrear aos poucos. Temos a ajuda de alguns membros e vamos ver o que é que se faz.
Os ensaios continuam todos os dias, de Segunda a Sexta-feira, a partir das 19 horas e 30 minutos”. À semelhança das anteriores edições, a formação exibir-se-á com o xinguilamento, a corte, as bandeiras, as varinas, os pescadores, as peixeiras, os tocadores, a espata e por último, a população.
O grupo fundado em 1968 por habitantes indígenas, é um dos mais antigos da capital do país. Possui na sua galeria vários títulos e usa nos seus números, danças populares como a Varina e o Semba, e canções interpretadas em Kimbundu.
O União Mundo da Ilha é a fusão de outros dois existentes na época, designadamente o Evita da Ilha e os Invejosos. A sua indumentária assenta nas cores, amarela, vermelha e branca, lembrando os pescadores e as mamãs da Ilha.
O grupo é vencedor de várias edições, entre as quais, de 1980, 1982, 1983, 1984, 1987, 1988, 1997, 2000, 2003 e 2004 e tantas outras.