A eleição de uma nova comissão directiva da União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autor (UNAC-SA) deverá acontecer no próximo dia 07 de Outubro, em simultâneo nas sedes das 18 províncias, de acordo com a convocatória da AssembleiaGeral daquela instituição enviada a OPAÍS
Para eleger a nova direcção, de acordo com a convocatória, os associados deverão acorrer às urnas das respectivas delegações províncias no período das 09:30 minutos às 14:30, sendo que os mesmos serão informados sobre as mesas na qual irão efectuar o voto até 48 horas antes do pleito eleitoral.
A nota, refere que “a Assembleia – Geral Eleitoral, de âmbito nacional, foi marcada em conformidade com o disposto nos estatutos e no exercício da competência consignada no artigo 31.º alínea a, em conjugação com o artigo 34 nº 2 alínea b, cuja ordem de trabalho é a escolha da nova Comissão Directiva da UNAC-SA”.
Avança ainda que a data da realização do pleito foi definida por unanimidade, pelos 184 membros presentes na 5ª Assembleia Geral Ordinária, realizada no passado dia 14 de Julho, na cidade de Caxito, província do Bengo.
Aberto o processo de candidaturas
O processo de apresentação e recepção das listas dos candidatos ao cargo directivo foi aberto na manhã dessa Terça-feira,05, num acto que decorreu nas instalações da UNAC-SA, em Luanda, com Zeca Moreno, membro da direcção cessante, a ser o primeiro, e até então o único, a formalizar a sua candidatura ao “cadeirão máximo” daquela importante entidade cultural.
Segundo Gersy Pegado, secretária da comissão eleitoral, o processo vai decorrer no período de 5 a 21 de Setembro, estando o regulamento do processo eleitoral e respectivo calendário eleitoral disponíveis nas sedes e provinciais, nacional aberto à consulta por parte dos associados e interessados.
“Nós, como comissão eleitoral destas eleições, demos a abertura oficial do processo de formalização das candidaturas, e este processo vai até 21 de Setembro.
No dia 23 do mesmo mês será então anunciada a lista dos candidatos”, avançou a artista, em declarações a OPAÍS.
A mesma adiantou que no dia 01 de Outubro serão fixadas as listas das populações votantes e as suas respectivas assembleias de voto, reiterando o comprometimento da entidade em manter os associados informados sobre os seus locais de votação.
Nesta que será a 5ª eleição na UNAC-SA, a Comissão Eleitoral é composta por Marcelino Domingos Neto “Chico Mádne”, na qualidade de presidente, Gersy Letícia Roque Pegado “Gersy Pegado”, secretária, e Claudeth Sousa Tchizungo Fernandes “Claudeth Tchizungo”, escrutinadora.
Sobre a UNAC-SA
Fundada em 1981, a UNAC-SA é uma entidade pública de gestão colectiva, criada com a finalidade do exercício e gestão dos Direitos de Autor e Conexos, de autores, artistas (intérpretes ou executantes) e produtores, estritamente ligados à música, dança, teatro e audiovisuais.
A organização conta com mais de 300 artista membros e colaboradores, sendo uma instituição pública com representação nas 18 províncias do país, e tutelada pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Possui um conselho directivo, que tem como presidente Zeca Moreno e Eliseu Major, na qualidade de secretário-geral e porta-voz da referida organização.