Num concerto que até começou um pouco tarde devido aos constrangimentos da chuva, Totó ST desfilou o melhor do seu repertório musical, provocando um misto de alegria, saudades e nostalgia. Com sua voz potente e peculiar, o artista levou o público a contemplar a suavidade musical que traz nos temas profundos do seu mais recente álbum, intitulado “A Forma do Amor”.
Antes de Totó subir ao palco, a artista Marília Alberto, na qualidade de convidada especial, fez as honras, dando abertura aos momentos de actuação. A jovem artista, que tem sido instruída e lapidada por Serpião Tomás, apresentou-se ao palco com dois temas musicais, “quero deixar tudo para trás” e “saber amar”, que mereceram a atenção e aplausos por parte do público.
Minutos depois, o anfitrião da noite deu início às actuações, começando com o tema “ove unene” seguido de “dois em um”, “saudades” e “és pra mim”, sempre acompanhado de sua banda.
O espectáculo ganhou mais vida quando, com a sua habitual guitarra e as vetes de branco, o músico chutou os icónicos temas “histórias da vida” e “luzingo malembe”, que levaram o público ao delírio, fazendo com que muitos se emocionassem, derramando lágrimas de alegria e nostalgia.
No palco, o artista presenteou ainda a plateia com outros temas do seu repertório, como “zungueira”, “água da mukenha”, “kukalitavele” e don´t worry”, este último uma interpretação da música original do internacional jamaicano Bob Marley. Para encerrar as actuações, Totó tirou do “baú” aquele que por muitos é considerado um dos grandes temas de sucesso do artista, a música “abre a porta Tânia”, lançada em 2010.
Público Fascinado
Melodias profundas, ritmo frenético, letras inspiradoras e cativantes, voz encantadora e uma performance de “tirar o chapéu”, foi como certas pessoas descreveram a actuação do artista que tem na sua galeria vários prêmios e distinções conquistados ao longo de mais de 20 anos de carreira. Maria Alberto e Maravilha Jorge são duas jovens que decidiram acompanhar o concerto do músico no palácio de ferro.
As jovens descreveram o concerto como “espectacular e fascinante”, ressaltando que é a segunda vez que elas assistem ao concerto de Totó. “Já estivemos aqui no ano passado, quando ele apresentou o álbum ‘A forma do amor’ e, porque adorámos, decidimos vir de novo e, honestamente, foi maravilhoso, não nos arrependemos de termos vindo”, disse Maria, com satisfação.
Quem também ficou fascinado com o concerto foi o director nacional da acção cultural do Ministério da Cultura, Pedro Chissanga, que considerou o artista uma grande referência da música nacional que se tem destacado pela sua autenticidade e forma única de fazer música.
O mesmo reconheceu a grandeza artística do músico e sublinhou ser um artista que enche de orgulho e entusiasmo o seu país, representando com honra e estima a bandeira de Angola nas suas actuações em palcos internacionais.
“Superou as minhas expectativas, ele é um músico com uma forma e característica únicas de actuar e fazer música. É uma referência da nossa praça que desde sempre tem se destacado pelo seu diferencial e enche-nos de orgulho a todos os angolanos”, afirmou o director.
Um novo álbum a caminho
Ao falar para a imprensa, no final do concerto, Totó ST disse que está a preparar um novo álbum para partilhar com o público ainda este ano. Sem avançar detalhes sobre a data do lançamento nem a composição do álbum, o artista assegurou que o mesmo já se encontra em fase de gravação e que dentro em breve irá compartilhar toda a informação a volta do novo trabalho.
Quanto ao concerto, considerou positivo e satisfatório, tendo reconhecido que não esperava que o espaço estivesse cheio e que as pessoas viessem em massa para acompanhar o concerto, devido à altura do ano em que o mesmo é realizado.
“Como se sabe, Janeiro é um mês muito complicado, é bastante apertado para as pessoas, quase ninguém tem dinheiro, e honestamente achei que o espectáculo estaria vazio.
Mas foi diferente e o sentimento é de gratidão e muita satisfação”, expressou o artista. O músico fez saber ainda que está a trabalhar em novos projectos musicais e a preparar outros concertos seus que poderão acontecer ao longo do ano em curso.
Importa realçar que Totó ST é o autor da letra e canção oficial da celebração dos 50 anos de independência nacional, intitulada “Somos Angola”. O artista foi o vencedor do concurso público lançado para a elaboração da letra e canção do 50.º aniversário de Independência Nacional, a se assinalar em Novembro do corrente ano.