Pelos seus elevados contributos para promoção e valorização da música popular urbana carnavalesca de Luanda, a cantora Tonicha Miranda será homenageada no dia 22 do corrente mês, pela Fundação Arte e Cultura
A homenagem, segundo a organização, é realizada no âmbito do projecto “artista do mês”, uma iniciativa que visa distinguir os feitos de artistas dos mais variados sectores e agentes culturais que representam um importante contributo para a valorização cultural da nação.
De acordo com o director da referida Fundação Arte e Cultura, Xavier Narciso, a referida homenagem enquadra-se também nas celebrações do mês da independência nacional e das festividades da Ilha de Luanda, como for- ma de elevar os feitos da artista, que é uma referência da música carnavalesca, não apenas luandense mas de toda a nação.
“A Fundação tem sido aqui, de um lado, como um veículo para promover e divulgar as artes e também dar um certo reconhecimento aos fazedores das artes em geral. E, neste mês, no mês da ilha [Novembro], nós seleccionámos na nossa linha de artistas e escritores homenageados também a senhora Antônia Miranda, que é uma referência da nossa música, do nosso carnaval em particular”, disse o responsável.
Acrescentou que o reconhecimento se deve, especialmente, ao facto de a homenageada ser residente daquela região do litoral da cidade capital, apresentando-se sempre como agente promotora dos valores culturais e de cidadania no seio da comunidade da Ilha de Luanda. Em destaque, está também a trajectória artística de Tonisha dentro daquilo que é o mosaico cultural no universo carnavalesco luandense, enaltecendo a música e os hábitos e costumes dos povos da capital do país.
“E, obviamente, há necessidade de nós enaltecermos pessoas que tenham um certo pendor, uma certa relevância no nosso mosaico cultural. Então, no mês de Novembro, nós seleccionamos a cantora Antônia Miranda, para que possamos então fazer essa homenagem que, na verdade, vai ser de forma transversal, desde a música às outras disciplinas artísticas”, reforçou.
Interpretação das canções da homenageada
A sessão de homenagem será repleta de atracções e actividades artísticas que vão reflectir o per- curso de Tonisha Miranda nos diversos ramos das artes.O evento, explica o director, contará com momentos de interpretações das canções de autoria da homenageada, que será feita pelos alunos da escola de música pertencente à própria Fundação e pinturas de quadros e objectos que demonstram o seu papel na valorização das artes naquela zona de Luanda.
Os alunos, adianta, terão a oportunidade de pintar o rosto da cantora e partilhar com a ela momentos de descontracção e recreação, aprendendo um pouco sobre a história do Carnaval de Luanda. “Estas crianças vão poder então, de forma directa, ter a oportunidade de não só conhecer e interpretar as canções da grande cantora Tunísia Miranda, mas também fazer parte desta homenagem de um jeito muito espacial”, acrescentou.
Sobre a homenageada Antónia de Fátima João Miranda, artisticamente conhecida por Tonisha Miranda, nasceu na Ilha do Cabo, em Luanda, a 5 de Maio de 1962. Filha de António Miranda e Mariana Pacata, cresceu sob influência da música carnavalesca através dos seus pais, já que seu progenitor foi um dos funda- dores e primeiro presidente do grupo carnavalesco União Mundo da Ilha, enquanto sua mãe foi bailarina de rebita nos “Novatos da Ilha”.
Compositora, cantora e intérprete desde 1989, Tonisha é detentora de uma carreira de 34 anos, participando em dezenas de desfiles carnavalescos e festivais de Carnaval, contando ainda com vários CDs e participações em obras discográficas de diversos artistas da música popular urbana nacional. Veiculada à UNAC-SA (União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores) há mais de 30 anos, Tonisha desempenha funções directivas nesta importante instituição cultural do país, dando sempre o seu incansável contributo para a valorização das artes e dos seus fazedores.