O internacional Tenor angolano, Emanuel Mendes, celebra 25 anos de carreira artística, com um especialíssimo show denominado “Liricamente Mona’ubhata”, a decorrer no sábado, 09, no auditório do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), na Praça da República
O espectáculo, promovido pela Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA), terá início às 19 horas e contará com a participação especial da cantora Soprano “Melvi Lumbungululu” e Tomás Baltazar.
De acordo com o alinhamento, o concerto estará dividido em 3 blocos, estando o primeiro reservado a interpretação de temas da autoria do músico anfitrião e posteriormente dos convidados especiais.
Ainda neste mesmo bloco, serão entoadas algumas canções trovadorescas, como “Aria da Ópera KILAMBA” e “Renúncia Impossível”, todas da sua autoria, homenageando o herói e as nossas heroínas nacionais.
No segundo bloco, será rendido uma singela homenagem aos senhores da Trova Angolana, nomeadamente, os Irmãos Kafala, Duo Kanhoto e Waldemar Bastos.
No terceiro, serão interpretados sucessos do rei Elias Dya Kimuezu, Ruy Mingas, Bonga, Carlos Lamartine, Carlos Burity e Teta Lando. Dando sequência ao mesmo bloco e no âmbito da jornada comemorativa do mês da Mulher, os espectadores serão também brindados com canções de Belita Palma.
O show associado ao 40.º aniversário do cantor, assim como dos 10 anos da CNÓPERA, serve também de preparação para a comemoração dos 50 anos da nossa da Independência Nacional.
O coordenador da área de Intercâmbio e Formação da Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA) e Produtor Executivo do Atelier D’Artes Lucengomono, Pedro Sambo, afirmou à reportagem de OPAÍS que, neste concerto, o cantor propõese a apresentar a visão erudita da música angolana com inusitadas performances, inserindo novos elementos estéticos.
“Liricamente Mona´Ubhata é um concerto itinerante referente às celebrações dos 25 anos de carreira artística do internacional tenor angolano Emanuel Mendes e do 10.º aniversário da Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA), propondo apresentar a visão erudita da música angolana com inusitadas performances”, disse o coordenador.
Percurso
Emanuel Mendes, cantor, compositor, trovador, professor e director artístico é especialista em Canto Lírico, licenciado pela Universidade das Artes de CubaHavana, com o Diploma de Ouro e Mestrando em Performance e Direcção na UA – Universidade de Aveiro (Portugal).
É fundador e director da Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA) e Coordenador da área de Música do Atelier D’Artes Lucengomono.
Em 2016, tornou-se solista na ópera de Oldenburg da Alemanhã e Director Geral Adjunto para a Área Científica e Pós-Graduação da actual Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, onde lecciona até hoje.
Pertenceu aos grupos “Bantu Voices” e “Os Líricos”. Possui uma carreira internacional sustentada por vários concertos e diversas apresentações de Óperas, três prémios internacionais na esfera do canto lírico pela Europa e América Latina.
Outras participações
O Tenor Emanuel Mendes foi também convidado a cantar na IV Gala Honoris Sporting 2017, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
Interveio artisticamente acompanhado pela CNÓPERA na cerimónia fúnebre do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
Da mesma forma e como cantor, abrilhantou na cidade Cuíto, província do Bié, o acto Central Nacional alusivo ao 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação.