A jovem candidata da província do Namibe, Supe Muteca, sagrou-se a grande vencedora do concurso Top dos Mais Queridos, edição 2023, com a música intitulada “Mãe África”
Com este feito, Emília Supe Muteca torna- se assim na quarta mulher a vencer o concurso, juntando-se a uma lista onde constam as artistas Patrícia Faria, Yola Semedo e Ary, esta última vencedora de duas edições (2016 e 2021). Emocionada, a candidata, que era a única mulher entre os 18 concorrentes, considerou ser um grande ganho, não apenas pelo prémio, mas sobretudo por sentir que representou as mulheres de forma digna e competente, ressaltando que “o facto de ser a única mulher no meio de 17 rapazes” já a torna numa vencedora.
Muteca não escondeu a sua satis- fação pela distinção e assegurou que o prémio representa mais um importante passo no capítulo da emancipação da mulher e sua ele-vação aos lugares de destaque da sociedade. “Sendo a única menina no meio de todos os rapazes já me sentia ven-cedora, com mais esta premiação só veio se consumar a nossa luta. Isto significa que as mulheres estão de parabéns e estão a ocupar os seus lugares. Estamos a avisar que nós mulheres somos fortes”, disse.
A jovem, que já conta com quatro músicas gravadas, assegurou que com a quantia conquistada fruto da premiação 2 000 000 kz (dois milhões de kwanzas) vai apostar na carreira musical, primando pela formação artística para criar bases que darão sustentabilidade ao seu talento. Habituada a cantar em bares e restaurantes, fazendo interpretações e adaptações de músicas folclóricas, Muteca mostra-se aberta e disponível a abraçar novos desafios do mercado musical, frisando que está preparada para se juntar a qualquer produtora, desde que esta mostre interesse e disponibilidade em trabalhar consigo. “Se um bom produtor me pegar, e se a gente tiver a mesma visão ou que não haja muita disparidade nos nossos objectivos, eu estou pronta para avançar sem problemas”, adiantou.
Outros premiados
Em segundo lugar do Top dos Mais Queridos saiu o jovem Andrade Félix, representante da província do Moxico, com o tema “Cunanga”, levando para casa a quantia de 1.500.000 kz (Um milhão e quinhentos mil kwanzas). Já a dupla Tiagão e Grande Nico, representante da província do Huambo, terminou em terceiro, sendo agraciada com a quantia em dinheiro de 1 000.000 kz (um milhão de kwanzas).
Em declarações ao jornal OPAÍS, André Félix disse que a premiação representa a realização de um sonho que vem sendo alimenta- do desde criança, frisando que a mesma simboliza um importante passo que doravante tenciona dar na projecção da sua carreira musical. “Tenho plena certeza que este prémio é um dos primeiros grandes passos que eu dou para a minha carreira artística e darei o meu melhor para sempre representar com honra o povo que em mim votou”, afirmou.