Com o propósito de estreitar os laços culturais entre os dois países, é realizado, no próximo Sábado, às 18 horas, o concerto musical “Sons Unidos Angola-Azerbaijão”, a ter lugar na Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda
O evento traz como figura de destaque um dos mais conceituados e apreciados músicos do Azerbaijão, o internacional maestro Sahib Pashazade, recentemente nomeado director do Centro Internacional Mugham, uma importante instituição cultural daquele país asiático.
Segundo a organização, além de ser o destaque do concerto, o artista azerbaijano irá proporcionar um momento de trocas de experiências musicais e não só, entre os presentes, permitindo um intercâmbio com outros artistas nacionais, em especial os professores e alunos da Orquestra Camunga.
“O objectivo do evento é de celebrar a música e a arte de forma abrangente, enfatizando a união de povos através da cultura”, disse Clodovil Henrique, porta-voz da Fundação Arte e Cultura.
A realização do evento, de acordo com o mesmo, é fruto de uma colaboração entre a Fundação Arte e Cultura (FAC) e a ONG “Amigos do Azerbaijão” com o objectivo de promover acções que visam reforçar os laços entre as duas culturas, assim como criar ligações artísticas entre os povos e os artistas de ambas nações.
O programa do evento, explica, incluirá a realização de workshops e seminários, envolvendo alunos da FAC e da orquestra Camunga, e a troca de ideias, técnicas e ensinamentos entre artistas locais e o convidado.
“Queremos com este evento criar um momento de troca de experiências entre artistas.
Acreditamos que o músico convidado tem muito por partilhar com os presentes sobre a sua londa estrada que já lhe consagrou inúmeras premiações”, ressaltou.
Educação e inclusão através das artes
Com o arranque do projecto e, ao mesmo tempo concerto “Sons Unidos Angola-Azerbaijão”, a Fundação mostra-se entusiasmada com a iniciativa que considera que veio solidificar o intercâmbio cultural e artístico entre os povos e a promoção da educação e inclusão social, tendo como principal instrumento as artes.
“A Fundação Arte e Cultura espera que esta iniciativa continue a fortalecer laços culturais e artísticos, promovendo a educação e a inclusão social através das artes”, frisou.
Neste projecto de inclusão e educação, a mesma conta com a parceria da Escola de Artes Camunga, uma instituição de ensino geral e artístico, localizada na zona da Corimba, distrito urbano da Samba, em Luanda.
No seu sistema curricular, a instituição ministra aulas de alfabetização, teatro, música, literatura e artes plásticas.
Sobre o Artista
Sahib Agaverdi Oglu Pashazade, nascido a 24 de Outubro de 1980, em Baku, é um conceituado e internacionalmente respeitado como maestro do Tar (guitarra típica do Azerbaijão).
Vencedor de um prémio presidencial pelos feitos em prol da cultura do seu país (2011- 2018), desempenha a função de director do International Mugham Center (desde princípio do corrente ano, e foi por várias ocasiões homenageado em diversos eventos culturais do seu país.
O músico foi laureado com a medalha Progress, em 2020, e já sangrou-se vencedor em vários concursos internacionais de música e instrumentalização, tornando-se num dos mais apreciados artistas do Azerbaijão, cujo legado tem inspirado centenas de milhares de pessoas, especialmente jovens e crianças, no seu país e no resto do mundo.
Do seu percurso artístico, o solista e instrumentalista já pisou em mais de 50 países em diferentes continentes com destaque para Noruega, Canadá, Reino Unido, EUA, Finlândia, Áustria, França, Rússia, China, Argentina, Uzbequistão, Marrocos, Alemanha, Portugal, entre outros.
Por: Bernardo Pires