A II edição do Moda Malanje foi realizada no dia 9 do corrente, no Cine Njinga Center, com a participação de cinco estilistas e mais de 25 modelos locais, em saudação ao 83º aniversário da cidade.
POR: Antónia Gonçalo
Participaram no evento os estilistas Floini Imagem, Creusa Fashion, Gaukid, Joaquina Miguel e Canjila, com a participação especial de Rui Lopes e Thamar Machai. Durante a actividade foi apresentado um novo conceito voltado para a produção nacional, contribuindo assim com o governo no fomento no sector têxtil e das microindústrias de produção de roupas, calçado, acessórios e demais artigos de moda. Durante o evento foram também eleitos os modelos Adilson Leandro, Paulo Gonçalves, Joselina Joice e Isabel Neto como Melhor Manequim, Manequim Revelação, Melhor Manequim Feminino e Manequim Revelação, respectivamente.
As estilistas Canjila e Floini Imagem foram eleitas Estilista Moda Malanje e Estilista Revelação, respectivamente. Além do desfile, houve ainda momentos musicais com os artistas Vlad Cost, Guisleine, Ares Lopes e a Namanhonga. O Moda Malanje, além de saudar o 83º aniversário da cidade, teve como objectivo criar caminho para que os criadores da província reconheçam a qualidade dos produtos elaborados localmente, dando assim espaço para que novos modelos brilhem nos palcos da moda nacional.
Outras actividades
Em saudação à data foi ainda apresentado o livro de poemas “Apaixonado incorrigível”, na Quinta- feira, da autoria de Kiluanga Afonso. A obra com 169 páginas, sob chancela da editora Yossu, retrata, entre outros, assuntos ligados à força do amor e o conservadorismo que o mesmo é capaz de superar. A nível da cidade decorrem ainda várias actividades como as feiras do livro e de produtos, concerto gospel, torneio de futebol, mesa redonda sobre a cidade e palestras. A urbe de Malanje foi elevada à categoria de cidade a 13 de Fevereiro de 1932, pelo primeiro governador do então distrito, Veríssimo Sarmento, através do diploma legislativo número 313 do regime português.