A vida e obra do autor português Manuel Silva vai estar em destaque na 9ª edição rubrica “Escritor do mês”, a decorrer na próxima Terça-feira, 26,às 18 horas, no Auditório Pepetela do Camões-Centro Cultural Português, na cidade capital, Luanda.
O evento, que se destina a promover os autores literários que escrevem em língua portuguesa, congrega mensalmente estudantes, escritores, leitores e apreciadores da literatura , promovido pela agência criativa Art Sem Letra.
A actividade, de carácter mensal, vai ainda permitir a apresentação da biógrafa do escritor, leitura de extractos das suas obras e momento interactivo e diálogo entre o autor e os participantes, sobretudo estudantes universitários e pré-universitários, utentes da Biblioteca.
Para maior divulgação dos seus livros, Manuel Silva vai apresentar duas das suas mais recentes obras “Conflito e Convivência – Cadernos de Angola” e “Roberto Silva: Rei ou Mendigo”, memórias de Luanda dos anos 70, para apreciação do público.
O autor nasceu no Porto em 1942, onde estudou na Escola Primária, no Liceu D. Manuel II e na Universidade, terminando o curso em 1965 na FEUP.
Com bolsa Fulbright doutorou-se nos Estados Unidos da América, onde leccionou e foi chamado para serviço militar obrigatório que cumpriu em Angola de Agosto de 1970 a 1974.
Trabalhou como engenheiro nos EUA, em Angola, no Brasil e em Portugal e assumiu a cátedra de engenharia de estruturas na Universidade Nova de Lisboa até 2012. Casado com Zenaide Silva, brasileira, baiana, com três filhos nascidos em Houston, em Luanda e no Rio de Janeiro, mantém fortes ligações com o Brasil e Angola, países onde criou numerosas amizades.