O escritor angolano John Bella encontra-se, neste momento, em Cuba, a convite da embaixada desse país em Angola, onde apresentou a sua mais recente obra intitulada “Os Passos Decisivos da Raínha Njinga”, durante a realização da 31.ª edição da “Feira do Livro de Havana”.
Dado o interesse do público em adquirir as obras do autor John Bella, o escritor Osmani, em representação do Instituto Cubano do Livro, garantiu criar condições, para tradução, ainda este ano, dos três romances de John Bella, sobre a Soberana dos Reinos do Ndongo e da Matamba.
A tradução será feita em espanhol, com vista a beneficiar os leitores de toda a América Latina, com maior destaque para os afrodescendentes.
Além de “Os Passos Decisivos da Raínha Njinga” John Bella levou àquela feira obras da literatura angolana, de vários escritores, como Elsa Bárber, Adriano Botelho de Vasconcelos, Higino Carneiro, Adriano Botelho de Vasconcelos, Fragata de Morais, Castro Soromenho, Jorge Macedo, Ngonguita Diogo, Bendinho Freitas e outros.
É a terceira vez que John Bella desloca-se a Cuba, a trabalho literário.
A primeira vez aconteceu em 1997, durante o décimo quarto Festival Mundial Mundial da Juventude e Estudantes, onde apresentou o seu primeiro livro, o poemário intitulado “Água da Vida”.
Em 2012 participou na 10ª Feira Internacional do Livro de Havana, com o seu Romance “Os Primeiros passos da Raínha Njinga”, onde houve uma sessão de homenagem ao poeta Agostinho Neto.
O evento decorreu no Museu Nacional Alejo Carpenter e foi testemunhado pelo administrador Municipal de Talatona, Rui Josefo Duarte, com vista a troca de experiências nos variados sectores da vida social, com base em estudos comparados.
O acto contou ainda com as presenças de altos funcionários da embaixada de Angola naquele país, de escritores cubanos e demais convidados.