Após ter lançado, no dia 14 de agosto, o seu romance de estreia com o título “No Banco: os valores de Ngunji à mesa dos Drongos”, na cidade de São Paulo, Livraria Drummond, o autor angolano João Kaveto está a cumprir com uma agenda de apresentação do livro que mistura narrativa pessoal com elementos técnicos e sociais.
“No Banco” traz várias lições em que o autor, enquanto especialista em gestão e administração financeira, não colocou de parte o exercício pedagógico, ao dar lições de como empreender, passando, na sua narrativa, lições baseadas em experiências vividas por si e por outras figuras representadas por personagens sendo Ngunji, uma delas.
“A minha experiência pessoal também se reflete nos temas abordados em ‘No Banco’. Tendo em conta que banco pode significar uma instituição financeira, um assento, e, se traduzido à minha língua materna, ‘Banco’, que significa ‘omangu’, que pode expressar o ‘exercício do Poder'”, esclarece o autor.
Depois de São Paulo, Bahia e Pernambuco são os dois próximos destinos para lançamento, numa ordem de calendário que se resumiu para 16 de Agosto, esta sexta-feira, na Academia de Letras da Bahia; 20 de Agosto na Faculdade de Economia da Universidade Católica de Pernambuco em Recife, 22 de Agosto na Livraria Jaqueira, na mesma circunscrição.
Assinatura de autógrafos e troca de experiências literárias foi o cenário que ocupou o ambiente dos dois primeiros momentos, concretamente São Paulo e Bahia.
A principal inspiração de Kaveto para escrever “No Banco: os valores de Ngunji à mesa dos Drongos” veio da observação dos agentes económicos e sociopolíticos, bem como dos princípios de justiça social e amor ao próximo.
A sua experiência pessoal como empresário e consultor também desempenharam um papel significativo na formação dos temas abordados na obra.
O livro, sob a chancela da editora Viseu, será oficialmente apresentada em Luanda, a 25 de Setembro, no auditório da Universidade Católica de Angola.
“Análise Estratégica de Projetos Agroindustriais em Angola” e “A Empresa do Meu Avô” são os seus livros previstos para publicação em 2025.