Depois de ter feito a sua apresentação no evento cultural “Caldo das Maravilhas do Mar”, o Elinga Teatro será palco da 4ª exibição da performance “Takiavassoura”, do artista Robezskill, neste Sábado, 07, a partir 18 horas, com objectivo de resgatar as raízes culturais angolanas
O evento vai proporcionar aos apreciadores da arte momentos de spoken word, monólogo, kilapanga, reggae, tchianda, hip-hop, mímica, teatro e conto”, uma forma diferente de elevar a arte nacional.
Através destes espectáculos Robezskil pretende resgatar a raiz da cultura nacional, e, de forma artística, chamar atenção à sociedade para uma maior protecção do meio ambiente.
Segundo o autor do projecto, “Takiavassoura” é uma performance despadronizada que visa despertar o interesse dos jovens pelas raízes culturais.
O projecto, ao mesmo tempo de carácter social, nasce na perspectiva de cultivar o espírito de limpeza colectiva.
“O objectivo desta performance é utilizar as diferentes formas de artes para alertar a sociedade, o perigo que corre o meio ambiente, por consequência dos resíduos sólidos espalhados em diferentes partes da cidade e que não recebem a devida atenção”, frisou.
Para uma maior abrangência, o evento contará com a participação de diferentes fazedores de arte, como o Rapper Yeoshua – O Imortal, Alê, Preta Peregrina, Rapper Guilhotina Verbal, Estátua Humana e Kenzuany Stuart.
Organizada pela produtora “Skillzmusic4life e o Elinga Teatro, o projecto promete reforçar em cada sessão artística os laços que o espectador individualmente revela com o mundo da arte.
O artista, que agrega na sua trajectória vários projectos a solo e colectivos, adiantou que a performance “Takiavassoura” surgiu através da observação quotidiana que faz das mulheres “zungueiras”.
“Todas as manhãs, após o canto do galo, os meus ouvidos são visitados por cânticos incríveis e criativos.
O refrão arreiou na minha vassoura está a passaré, toda hora na vizinha, vizinha fala malé, “Takiavassoura” é o que me inspira”, acrescentou o artista.
As várias edições A última edição, realizada no passado mês de Setembro, no Futungo de Bellas, contou com o suporte da Banda Neketela e a presença de artistas como Alê, Preta Peregrina, Cláudio Art, Estátua Humana Kenzuany Stuart.
Com altas expectativas para mais uma apresentação, Robeskill prioriza como elementos fundamentais a motivação e a entrega total para a exibição deste espectáculo que busca, fundamentalmente, resgatar as raízes culturais angolanas.
Robezskil é tido como um artista angolano multidisciplinar, músico, produtor, trovador, actor, poeta, futurista, filantropo, escritor. Um entusiasta do meio ambiente e defensor da sustentabilidade.
Tem apresentado uma diversificada trajectória artística, resultante de projectos culturais que vão marcando o mosaico cultural angolano.