O evento enquadrado nas actividades denominadas “Semana da RNA”, dos músicos vai ainda prestar tributo às músicas vencedoras de todas as edições.
Recentemente, foi anunciado o cancelamento da presente edição do concurso, no formato normal, para concentrar esforços num grande evento comemorativo aos 50 anos da independência do país a ser realizado no próximo ano.
O Administrador de Conteúdos e Informação da RNA, Estanislau Garcia, disse que a inclusão do “Top dos Mais Queridos” nesse evento permitirá uma celebração mais significativa da música angolana e dos seus artistas, com possíveis mudanças na estrutura do programa. Mais detalhes serão compartilhados em breve.
O jornalista avançou que o concurso TOP dos Mais Queridos regressa no próximo ano com algumas inovações. Na edição anterior, a concorrente Supe Muteca, representante da província do Namibe, foi coroada vencedora da edição 2023 do Top dos Mais Queridos com a música “Mãe Africa”.
Em 2022, o evento de premiação, um dos mais prestigiados do país, não foi de modo competitivo, tendo feito uma homenagem especial ao Centenário de Agostinho Neto, por ser considerado uma fonte de inspiração para vários artistas.
Ao contrário de outras edições, o mesmo não foi de carácter competitivo devido eleições gerais. Durante os anos, desde que foi lançado o concurso, já foram atribuídos mais de 25 prémios a artistas individuais e quatro a bandas musicais.
O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da RNA-EP que visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas musicais mais ouvidas, nos seus canais, envolvendo os ouvintes por via da votação no processo de selecção das canções em concurso.