Segundo o coordenador e mentor do projecto, Dom Sebas, a próxima fase do evento consistirá na apresentação dos resultados da recém-terminada Residência, numa exposição pública a realizar-se na capital do país.
A actividade servirá também para solicitar apoios para enviar as obras para Florença – Itália, com a curadoria do angolano Matias Mesquita, e com o apoio da Casa de Angola, na Itália. O anfitrião, Dom Sebas, realçou que, não obstante tratar-se de uma edição experimental, o balanço é positivo, e superou as expectativas.
O ciclo, que reuniu sete jovens para a referida Residência Artística, consistiu num processo de pesquisa, criação, produção e divulgação das das criações, que culminará em breve com a sua a presentação.
De acordo com promotor, as obras produzidas na referida Residência serão expostas num espaço alternativo, a ser escolhido entre os poucos disponíveis. Questionado quanto ao nível de visitas, realçou que estas contribuíram sobremaneira com ideias, conselhos e sugestões muito valiosas.
Já no que aos artistas se refere, sublinhou que foi entre conhecimento e um aprendizado constante que agregou bastante valor a cada um dos artistas a um nível top.
Questionado ainda quanto à reacção dos residentes, realçou que foi da melhor forma possível, tendo uns com alguma surpresa, mas demonstrando ao longo do processo empenho, boa vontade e um enorme espírito de partilhar os conhecimentos, tornando-se uma autêntica família.
“Convidamos a imprensa, alguns artistas e curadores, que nos brindaram com a sua presença, a quem agradecemos de coração!” Dom Sebas reconheceu o talento dos jovens artistas, assente nos valores humanos, cujas qualidades foram determinantes para o seu convite ao referido ciclo de Residências.
O artista referiu que, apesar de experimental, a presente edição superou as expectativas. “Foi um ambiente com espírito de família, superando todas as expectativas”, disse.
Salientou que o público apreciou e surpreendeu-se pelo facto de transgredirem de alguma forma o convencionado, que consiste na visita à exposição apenas depois da produção da mesma, de forma restrita e limitada.