10 concorrentes vão participar na 22ª edição do concurso Mister Angola 2023, que acontece hoje, às 19 horas, no Espaço Alma, em Talatona, ficando de fora representantes de oito províncias por falta de apoios
Entre os candidatos, nesta edição que vai decorrer sob o lema “Água Fonte de Vida”, Paulino da Costa, de 24 anos de idade, representa a província do Cuando Cubango; Jorge Miguel de 31 anos, do Namibe; Paulo Pereira, de 20 anos, do Cuanza Norte; Luciano Manuel, de 21 anos, do Cuanza Sul; Ely Muamuixi, 23 anos, da Lunda Sul.
Entre os concorrentes consta ainda o Edson Cadete, 27 anos, representante da província do Benguela; Cheik Mbunga, de 30 anos, da Huíla; Dergan Manuel de 24 anos, de Malanje; Rosário Mussungo, de 24 anos, de Luanda e Cláudio Sazela, 25 anos, da Lunda Norte. Estão ausentes os representantes do Moxico, Bengo, Huambo, Bié, Uíge, Cabinda, Zaire e Cunene.
O organizador do evento, Hadjalmar El Vaim, contactado pelo jornal OPAÍS, avançou que as mesmas, através dos comités locais, não realizaram o evento para a eleição dos seus representantes por falta de apoios.
Dentre os dez concorrentes apenas quatro foram eleitos a nível local, nas suas províncias, sendo que os restantes escolhidos no casting realizado, em Luanda, para a devida realização do evento de carácter nacional.
“Temos, neste momento, apenas quatro províncias a realizar o evento a nível local. Como não podiamos fazer o evento com este número de candidatos, dai abrirmos um casting para escolha de mais seis, o que totalizou o número de candidatos nesta edição”, explicou.
Entre os presentes, Hadjalmar El Vaim acredita que a equipa de jurado poderá escolher aquele que melhor vai representar o país em eventos nacionais e internacionais.
Critérios de avaliação
Durante a gala, os candidatos vão apresentar várias performances que permitirão a avaliação por parte do corpo de jurado, deste que vai receber a faixa do actual Mister, o Jeremias Toco, num evento onde perspectiva-se a presença de 400 convidados.
O charme, elegância, personalidade e habilidades sociais não vão escapar a este processo de avaliação, já que se trata do homem que irá representar condignamente Angola no concurso Internacional Mister África.
Durante o acto de preparação, os candidatos realizaram visitas aos vários parceiros do concurso, bem como noutros eventos como na campanha de sensibilização ambiental, uma iniciativa da administração municipal de Luanda, com o intuito de sensibilizar os munícipes.
O lema da presente edição, “Água fonte de vida”, deve-se ao facto de se tratar de um recurso natural essencial para a vida dos seres vivos, pois participa em vários processos bioquímicos, ecológicos, sociais e económicos.
O evento
O concurso Mister Angola é realizado, anualmente, com o objectivo de eleger um embaixador da beleza angolana, alguém que represente não apenas a estética, mas também a cultura e os valores do país.
Actualmente, Angola conta com dois títulos de homem mais belo do continente, arrebatados no concurso Mister África internacional nos anos 2014 e 2021.
O comité Mister Angola é o órgão responsável pela mais importante competição de beleza masculina em Angola, desde 1999.
Ao longo destes anos, tem também abraçado causas solidárias, apoiando instituições públicas e privadas com bens de primeira necessidade, formações e palestras, colocando desta forma abeleza ao serviço de causas nobres da sociedade.