O município de Quiçama assinalou ontem, 02, 86 anos, desde que foi elevada a esta categoria. Para saudar a efeméride, a Administração Municipal está a realizar diversas actividades, sob o lema “Juntos por uma Quiçama Produtiva e Sustentável”, entre as quais feiras agrícolas, desporto, palestras e missa de acção de graças.
Segundo dados históricos, antes da ocupação colonial, o município da Quiçama era constituído por sobados independentes, que eram designados por estados livres, uma região que sempre foi habitada pelo grupo étnico Kimbundu, com uma governação própria por meio de reinados.
Os portugueses construíram duas fortalezas, devido às constantes revoluções dos habitantes locais, a primeira das quais se situa na Cassanga, próximo do actual Parque Nacional da Quiçama, e a segunda na vila da Muxima ou Fortaleza da Muxima, actual sede do município.
Quiçama é limitada a norte pelos municípios de Viana e Icolo e Bengo e pela província do Cuanza-Norte (Cambambe), a leste e a sul pela província do Cuanza-Sul, através das localidades do Libolo e Quibala, e Quilenda e Porto Amboim, e a oeste pelo Oceano Atlântico.