A cidade de Luanda vai completar, amanhã, 25, mês em curso, 449 anos de existência. Para celebrar a data, o governo provincial deu início, no fim-de-semana passado, a uma série de actividades artísticas, culturais, desportivas e recreativas, que vão culminar no dia 01 de Fevereiro próximo.
As actividades prosseguem hoje, com espectáculos musicais tidos como a principal atracção, levando milhares de pessoas à Baia de Luanda. As festividades vão contar com vários concertos musicais, trazendo mais de 40 artistas ao palco.
Entre os nomes que vão subir ao palco estão Pérola, Eduardo Paim, Edmázia Mayembe, Anderson Mário Delério King, Rui Orlando, Cef Tanzy, Puto Português, entre muitos outros.
Com entradas livres, as festas terão lugar na Baía de Luanda, a partir das 15h00 e vai contar ainda com uma praça de alimentação, feirantes e funzone para proporcionar aos participantes vários momentos de diversão e descontração.
Entre as actividades realizadas da celebração dos 449 anos da província de Luanda e, de igual modo, dos 50 anos da Independência Nacional, Governo Provincial anunciou que, em breve, será lançado o seu podcast oficial, denominado “EU SOU DAQUI”.
Com o objectivo de proporcionar maior interação e proximidade com a comunidade de luandenses conectados e com o mundo, o podcast será um espaço de conversa descontraída, abordando temas relacionados à vida dos munícipes e da cidade.
A cidade de Luanda foi fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de “São Paulo da Assunção de Loanda”.
Contava, em 2018, com uma população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, o que a torna a sétima mais populosa cidade lusófona do mundo, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte, todas no Brasil — e, efectivamente, a segunda mais populosa capital lusófona do mundo, à frente de Maputo e Lisboa.
Com um perfil extremamente cosmopolita, os habitantes de Luanda são, na sua maioria, membros dos grupos étnicos ambundos, congos e ovimbundos, existindo frações relevantes de todas as origens étnicas angolanas.
Existe uma população de origem europeia, constituída principalmente por portugueses, estimada em cerca de 400 mil pessoas. Há também uma importante comunidade chinesa estimada em 67 mil.
A língua oficial e a mais falada é o português, sendo também faladas várias línguas africanas. Luanda foi a principal cidade a acolher os jogos do Campeonato Africano das Nações 2010.