Composto por dez obras literárias, “Os Nossos Livros” reúne quatro livros de poesia, quatro de literatura infantil e dois de prosa. A iniciativa, que já tem mais de cinco anos, está presente tanto no mercado nacional quanto no estrangeiro, incluindo Portugal.
Segundo Carolina Pedro, gestora de vendas do projecto, a motivação para criar uma colecção de literatura infantil surgiu da constatação de que a maioria dos livros disponíveis para crianças em Angola é de autores estrangeiros.
Por isso, Mário Moniz decidiu produzir conteúdos nacionais que conectem as crianças à sua identidade africana e preservem o conhecimento da cultura local. Para reforçar essa ligação, os personagens das histórias possuem nomes africanos, facilitando a identificação com as comunidades locais.
Carolina Pedro informou que, actualmente, o projecto não possui uma loja física, mas realiza vendas em determinados pontos de Luanda, como as lojas do Kibabo (na Samba e na Rotunda da Camama) e o Condomínio Jardim de Rosas, de quinta a sábado, cuja sede está localizada no Zango 3 e no Distrito Urbano do Rangel, na Rua da Terra Nova.
Além disso, o projecto oferece um serviço de entregas ao domicílio em todo o território nacional. Livros já foram entregues em províncias como Bié, Huambo e Malanje, e há planos de expansão para Benguela e Lubango nos próximos meses.
Próximas actividades
Para Fevereiro, está previsto o lançamento do livro “O Menino Sequele e o Seu Amigo Pássaro”, que será a 11.ª obra publicada pelo autor. Além disso, o projecto realiza ações de caridade, como doações de materiais didácticos e alimentos para lares e organizações não governamentais (ONGs). Mário de Jesus José Moniz nasceu em Luanda, no Bairro Rangel, em 1985.
Apesar de ser formado em Electrónica, Telecomunicações e Engenharia Informática, a paixão pela poesia e pela escrita sempre esteve presente em sua vida. O autor publicou sua primeira obra poética, “A Deus Agradeço a Minha Poesia”, em 2018, seguida por “Uma Rosa para Dona Rosa” (2019) e “Uma Nova História” (2020). Em 2021, Mário Moniz estreou na literatura infantil com o livro “As Lições do Menino Zango”.
No ano seguinte, lançou “Mambos da Banda”, o segundo volume de “As Lições do Menino Zango”, e “A Estrela do Meu Bairro”, consolidando-se como um nome importante na ficção infantil angolana.