No domínio do projecto cultural “Cinema na Minha Banda”, para promoção de filmes de produção nacional, é exibido “O Kilapy”, no dia 29 do corrente mês, a partir das 18 horas, no Auditório da Rádio Huambo, produzido por Funzula Eduardo “Genuíno”.
A pelicula adaptada do livro do escritor angolano, Adérito Chimuco, retrata de forma realista e tocante os desafios e escolhas que envolvem a busca pelo sucesso e pela felicidade.
Um trabalho que faz uma reflexão sobre a ganância, a amizade e a redenção. Esta exibição realizada com a parceria da produtora cinematográfica Munana Filmes e Angola Mídia TV” enquadra-se no principal desígnio do projecto, focado na distribuição de filmes nacionais, cujas exibições vão ocorrer nas comunidades.
Gravado num curto espaço de tempo, “Kilapy” promete ser um grande sucesso nacional, pelo seu conteúdo, relacionado à cultura nacional.
Segundo Funzula Eduardo “Genuíno”, além de ser uma oportunidade de conhecer melhor a obra de um dos escritores mais aclamados do país, o filme mostra também a importância da redenção diante dos erros e da busca pela verdadeira liberdade.
“O Kilapy é um filme muito aguardado pelos fãs da literatura angolana, já que é uma adaptação do livro homónimo de Adérito Chimuco, considerado importante para a história do cinema angolano”, disse ao jornal OPAÍS.
Esta produção, que marca a primeira adaptação cinematográfica do livro, foi dirigida pelo cineasta angolano Genuíno. Uma adaptação de longa-metragem que conta com a colaboração de diferentes profissionais da área.
Segundo o realizador, a trilha sonora esteve ao cargo de Hugo Jorge e Glória, com actuação de um elenco seleccionado através de audições realizadas nas ruas de Luanda e do Huambo, que prometem trazer autenticidade e emoção às personagens do filme. Entre os personagens, há o vigarista que se aproveita da sua ‘lábia’ e simpatia para aplicar golpes em pessoas da alta sociedade, que desejam ter uma vida de luxo.
Lucas, uma pessoa ambiciosa e determinada, um homem de gostos refinados exibe a sua riqueza por meio de itens caros e luxuosos.
“O Kilapy narra a história real de Lucas, interpretado pelo actor angolano Rodrigues Canhanga Eurico. A obra baseia-se na história de um homem que se vê obrigado a recorrer à arte da burla para sobreviver em Angola”, contou.
Rodado na província do Huambo no passado mês de Setembro, conta com o envolvimento de indivíduos locais na sua produção, o que torna a iniciativa numa oportunidade para a valorização da cultura e os talentos da região.
Por outro lado, a produção do projecto enaltece o apoio do Gabinete da Cultura, Comunicação e Imagem da província, que foi fundamental para a divulgação do filme e para a promoção da cultura angolana, em particular.