Os filmes são apreciados por cidadãos de várias faixas etárias, uma vez que possuem um público diversificado, ligados à literatura, cinema, literatura, artes plásticas, estudantes, entre outros
A película que narra a história de um oficial das Nações Unidas, designadamente “O Último Vôo do Flamingo”, do realizador João Ribeiro, estará em exibição neste Sábado, 29, às 18 horas e 30 minutos, na 3.ª edição da segunda temporada do projecto Cinéfilos & Literatus, em Luanda.
O trabalho, uma versão fílmica do livro homónimo do escritor e poeta moçambicano, Mia Couto, em parceria com a Associação KinoYetu e Goethe Institut, foi a escolhida pela organização do projecto para apreciação dos cinéfilos.
O responsável do projecto, André Gomes, que aguarda expectante pela realização do evento disse que as exibições são feitas com películas nacionais e internacionais, para melhor conhecimento do mundo.
“No geral, quando exibimos os filmes nacionais é com o intuito de instigar iniciativas que levam às produções cinematográficas, baseadas nos clássicos da literatura nacional.
É um dos objectivos específico do projecto”, explicou.
Referiu que na última edição, por exemplo, juntou três gerações, uma vez que possuem um público diversificado, ligados à literatura, jornalismo cultural, cineastas, leitores, escritores, críticos literários, curadores, estudantes de cinema e artes no geral.
O filme narra a história de um oficial das Nações Unidas que investiga uma série de misteriosas explosões (cinco) que mataram soldados da Missão de Paz em Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil.
Como ponto de partida para uma enigmática investigação conduzida pelo Tenente-Coronel italiano Massimo Risi, encontra provas como órgãos genitais masculino decepados e os emblemáticos capacetes azuis.
Cinéfilos & Literatus, de carácter mensal, é um projecto artísticocultural que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguido de um debate em torno do filme e do livro após a sua exibição.