O projecto Cinéfilos & Literatus pretende estabelecer parcerias com a Fundação Bienal de São Paulo no campo do cinema e da educação. Numa conversa entre o superintendente executivo da Fundação Bienal de São Paulo, António Thomaz Lessa, e o curador e coordenador do projecto, o angolano André Gomes, debateram sobre aspectos artístico-culturais de Luanda, destacando, em especial, a última edição do Ciclo de Cinema sobre Clima e Educação Ambiental, cuja pesquisa se baseou no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak.
André Gomes apelou para a necessidade da promoção e democratização do conhecimento [sua gratuidade] e da cultura no contexto de Angola. Por sua vez, António Lessa observou ainda a necessidade de existirem “leis de incentivo à cultura e arte” em Angola.
Cinéfilos & Literatus, criado em Junho de 2022, é um projecto artístico-cultural e social sem fins lucrativos que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguida de um debate crítico sobre o filme e livro.