O projecto “Cinéfilos & Literatus”, que foi vencedor do prémio internacional “Cultures of Resistance Awards”, edição 2023, no passado mês de Julho, tem em forja o lançamento do Festival Internacional de Cinema Adaptado – Especial Cineastas e Autores Luso-francófonos, para maior divulgação dos trabalhos destes profissionais
Sem avançar data, o coordenador do projecto, André Gomes, contou que o mesmo visa evidenciar a importância da literatura em língua portuguesa, quanto a francesa e, de igual modo, evidenciar a relação que há com o cinema e o audiovisual.
Segundo o também curador, o festival vai decorrer em espaços culturais diferentes, e vai homenagear a figura do escritor Milan Kundera, falecido a 11 de Julho do ano em curso, que teve parte dos seus livros adaptados para filmes.
Entre os filmes, destaque para “A Insustentável Leveza do Ser”, uma adaptação cinematográfica do seu mais aclamado romance, que será exibido neste projecto com o objectivo de trazer uma nova dinâmica ao certame artístico-cultural no país.
“Com isso, trazer uma educação artística às pessoas, moldando o seu olhar sobre as artes, já que nos nossos dias estão mais atrelado à questão do entretenimento, não nos permitindo pensar o nosso tempo – a sociedade e os seus fenómenos quotidianos”, sublinhou.
O Prémio Internacional “Cultures of Resistance Awards”, lançado em 2020, tem como objectivo reconhecer os cidadãos proactivos e criativos, cujos trabalhos estão relacioados a mudanças positivas.
Gomes contou que se sente satisfeito com esta distinção de carácter internacional. Entre os vencedores constam ainda muralistas, dançarinos, cartoonistas, fotógrafos, rappers, artistas plásticos, educadores, agroecólogos, poetas e designers.
Seus países de origem vão do Sudão à Bolívia, do Irão à Caxemira, da Indonésia ao Sahara Ocidental, da Palestina ao Malawi e além”.
“Infelizmente, após um ano, o projecto não é autossuficiente, dependendo, essencialmente, de apoios colaborativos e de certas parcerias, que disponibilizam os seus recursos para garantir, por exemplo, o sucesso de uma edição”, disse.
Primeiro financiamento oficial do novo projecto
Por outro lado, André Gomes adiantouque, o projecto Cinéfilos & Literatus irá receber um financiamento da embaixada norte-americana em Angola, que vai consistir na parceria entre o projecto e a embaixada.
Gomes explicou que, de maneira suscinta, a parceria o levará, enquanto curador e coordenador do projecto, a criar uma programação do projecto em torno de clássicos, não só da literatura norteamericana adaptada para o cinema, mas também exibir filmes sobre educação ambiental e retratar o próprio ambiente dentro da programação do “Cine Verde”.