“Margens e Travessias” é o novo conteúdo da TV Zimbo, que vai abordar, de forma sintética, várias temáticas envolventes ao mundo das artes e da literatura, que terá como convidado o escritor Boaventura Cardoso na sua estreia, amanhã, a partir das 22 horas e 30 minutos, sob o comando de Adriano Mixinge
Inspirado no título da obra literária do escritor Boa- ventura Cardoso, que dá nome ao programa, durante 45 minutos almeja estimular o gosto pela leitura aos cidadãos, a par da apreciação das diferentes manifestações artísticas.
O programa, que vai homenagear o antigo ministro da Cultura, pela cedência do título do livro ao programa, visa ainda a evocação da história da criatividade numa perspectiva transversal, inclusiva e de empoderamento. Para as várias abordagens em cada programa, foram convidados profissionais do mundo das letras, como José Luís Mendonça, Albino Carlos, António Quino, Hélder Simbad e Mwene Vunongue, que vão falar sobre as suas obras e o percurso para melhor compreensão dos telespectadores.
Completam o quadro de convidados o fotografo Kiluanje Kia Henda e José Silva Pinto, a agente cultural e curadora Edna Bettencourt, a directora de fotografia e editora Kamy Lara, o dramaturgo José Mena Abrantes e o editor literário Arlindo Isabel, cujas abordagens serão voltadas aos trabalhos desenvolvidos.
O escritor Adriano Mixinge, que vai dirigir o programa no formato de talk-show, em conversa com OPAÍS, explicou que o mesmo programa tem duas componentes. A primeira, o estilo e incentivo à literatura, em particular à leitura. Outro aspecto tem a ver com a percepção das artes.
“Por isso é que, inspirado no último romance de Boaventura Cardoso, a nossa ideia é falar da interdisciplinaridade, de como é que qualquer criador, escritor, artista plástico, cineasta, está constantemente a passar de uma manifestação artista à outra. E, por conseguinte, o programa será para incentivar a todos os telespectadores a ter um olhar diferente da literatura angolana sobre a literatura universal, e também sobre a arte angolana à internacional”sublinhou.