Ao Jornal OPAÍS, Chance Elchadai fez saber que a ideia para a realização da formação surgiu desde a época em que a série cómica ”As aventuras de Zé Carioca” foi exibida pela primeira vez, em 2019, na TV Zimbo, onde muitos cidadãos solicitaram a realização de formação sobre técnicas representativas em diferentes palcos.
Mediante o cenário actual, onde, segundo artista, a indústria cinematográfica tem vindo a crescer, novos valores têm-se lançado no mundo da cinematografia, sem preparação alguma, apenas guiados pela vontade de vivenciar personagens diversos, que representam as histórias do quotidiano da sociedade angolana.
“Foi pensando na qualidade e profissionalismo dos actores que o mercado nacional tem vindo a receber que evidenciei o projecto, com base na necessidade que os representantes das artes cénicas têm de se profissionalizar.
Foi imaginando isto que decidimos abraçar o pedido do público, que é capacitar a nova geração de artistas cénicos”, contou.
Elchadai salientou que será um dos formadores desta primeira fase, um processo formativo que vai contar com a colaboração de cidadãos conhecedores da matéria, como Faustino Vunge, actor e director do colectivo teatral Henriques Artes e o cineasta Dado Homem.
“Fomos nos preparando, organizando bem os conteúdos e os diferentes métodos de ensino. Acredito que chegou a hora de partilharmos o pouco conhecimento que adquirimos ao longo destes anos, representando em cinema, teatro, e televisão’’ fez saber o director do grupo Amazonas Teatro.
Neste processo de formação, com direito a certificado, o director teatral avançou que os cinco melhores formandos terão papéis permanentes na série “As aventuras de Zé Carioca”.
Por outra, os demais alunos serão figurantes temporários da comédia exibida na TV Zimbo, aos sábados, a partir das 14h15.
Por sua vez, os actores que se mostrarem disponíveis poderão ainda ser integrantes do grupo Amazonas Teatro, fundado em Julho de 2013, através do grupo Carnavalesco Amazonas do Prenda. É detentor de vários troféus nacionais e internacionais.
O colectivo é constituído por mais de 15 elementos, com idades compreendidas entre os 25 e os 35. Já exibiu mais de sete espectáculos, com destaque para “A Matrícula”, “Lição no 61 a 75”, “Apaixonadas por Engano” e “Cemitério 38”.
A comédia
“As aventuras de Zé Carioca” é uma série cómica angolana, inspirado no nosso quotidiano, com três personagens principais.
Zé Carioca, angolano de 50 anos, Tobias, seu fiel companheiro, e Florinda, esposa de Zé Carioca, que tudo faz para que ninguém acredite nas mentiras e nas invenções dos dois, já que eles, por dinheiro, fazem tudo.