O evento, com apresentação mensal, abre as portas nesta XV edição para os outros programas do ano em curso. A rubrica “Arte da Palavra” promove a cultura e a arte da palavra através de leituras, recitais e performances.
O objectivo do projecto é exaltar e promover o diverso discurso criativo e estético através do “verbo”, apresentando em forma de texto ou por diferentes maneiras de expressão artística. Segundo a coordenadora de projectos do Palácio de Ferro, Odete da Silva, em alusão ao mês de Março, que é assinalado como o mês da mulher, dentro das rubricas da instituição, pretendem homenagear e dar voz a todas as mulheres guerreiras angolanas e as poetisas, em particular.
O encontro vai contar com a participação especial de três artistas poetisas em palco: Ndira Sousa, Miura Mukeny e LN, cada uma destacando-se com sua peculiaridade na escrita e no recital, deixando o aroma da sua performance no local.
A escolha do tema teve como base fundamental o mês da mulher, e pretendem homenagear e dar o destaque à beleza da arte feita por mulheres por meio do uso da palavra.
Sem colocar de parte o grande contributo que as mulheres têm dado a todos os níveis para o desenvolvimento das famílias, da sociedade e do país de modo geral. “A actividade consta das celebrações do mês da mulher.
Queremos homenagear e transmitir a beleza da arte feita por mulheres, por meio do uso da palavra’’, destacou com satisfação. O convite é abrangente e extensivo para toda a sociedade, desde homens, mulheres, crianças, idosos estudantes, especialistas, governantes, entre outros.
Projectos em carteira
Para o corrente ano, realçou que tem em carteira o lançamento do projecto Makotas, no Palácio de Ferro, uma rubrica voltada para o público idoso. Fez saber que, actualmente, o Palácio de Ferro conta com 14 rubricas garantidas, com destaque para a Festa da Trova, focada no desenvolvimento da poesia para a musicalização, um evento que, por sinal, acontece regularmente; a Rubrica Trajectória, uma impulsão em palco que retrata o percurso artístico de músicos consagrados. Outra rubrica, Mo Teatro no Palácio de Ferro, faz menção às artes cénicas, cinema no PF, verbo poético da Dipanda, entre outros.
Edições anteriores
A 1.ª edição do “Arte da Palavra” aconteceu no dia 21 de Fevereiro de 2024, com o tema “Cantar o Amor”. A 2.ª edição do “Arte da Palavra” aconteceu no dia 10 de Maio de 2024, com o tema “Angola Reggae – Woman Spoken Word”.
A rubrica “Arte da Palavra” também teve uma III edição com o tema “Insana Sanidade – Uma Jornada de Descobertas”, com o poeta Pedro Bélgica. Sendo que a IV edição da rubrica “Arte da Palavra” teve a presença do poeta António Paciência