Os escritores bienos passam a contar, a partir de Abril deste ano, com uma plataforma digital, para a divulgação das suas obras literárias, segundo a apresentação feita, recentemente, pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Bié
Segundo o estudante universitário Diamantino Jumbi, mentor do projecto, o mesmo visa contribuir em grande medida na divulgação de obras literárias dos escritores locais, com disponibilidade de acesso ao público através de computadores, telemóveis e tabletes.
O discente disse que foi feito um estudo, onde concluiu-se que, num universo de 370 pessoas que usam a Internet, apenas cinco conhecem escritores bienos, daí a ideia da criação desta plataforma.
Assegurou ainda que o aplicativo possui níveis de segurança aceitáveis, porquanto o cidadão não deverá efectuar a cópia de livros, nem sequer reproduzir.
Na ocasião, o escritor Hermenegildo Pinto enalteceu o projecto, na medida em que contribui na divulgação de obras. Recomendou a necessidade da plataforma inserir já a forma dos escritores venderem igualmente as suas obras.
Já o jornalista e escritor Fernando Chicapa ressaltou a necessidade do aplicativo ser também conhecido a nível nacional, quer pelo Ministério da Cultura quer por instituições afins, de modo que o seu proprietário e os escritores locais sejam reconhecidos e valorizados.
Por sua vez, o escritor Adilson Bumba Luís falou da importância desta plataforma estar de facto revestida de segurança, sob pena de ser invadida e colocar as obras literárias em risco de serem copiadas, violando, assim, os direitos autorais.
Entretanto, o escritor Auménides de Cássia Vussmua encorajou o alargamento do aplicativo para os demais escritores do país.
O chefe de Departamento da Acção Cultural, Sílvio André, agradeceu a iniciativa deste autor, na medida em que vai de encontro aos objectivos do Governo, no que toca à motivação dos cidadãos a cultivarem o hábito da leitura.
Sílvio André reiterou a aposta do Governo em apoiar este projecto, de modo a permitir que seja divulgado nos nove municípios da província.