Com iluminação e som de Manuel Enriques, texto de Mateus Pena e edição de Jerónimo Paciência, o Colectivo de Artes Esperança exibe, domingo, 16, na cidade Ferroportuária do Lobito, a peça teatral intitulada “Soldado Abatido”.
Segundo o Dramaturgo e Encenador, Jerónimo Paciência, estão todas as condições criadas para levar ao público doses de humor, com alguma surpresa, durante a actuação.
A obra, com a duração de 45 minutos, retrata a história do jovem João, que é forçado pelos tios a casar-se com uma garota que ama, mesmo sabendo que as condições financeiras não lhe favoreciam.
E tudo aconteceu dias depois do casamento, com a escassez de alimento derivado da falta de recursos. João decide ir para a guerra, enquadrando-se nas fileiras militares para voltar como um combatente honrado e dar uma vida justa à sua esposa.
Um ano depois, João volta para a casa que tanto sonhou, onde supostamente a sua esposa esperava por si. Porém, este foi surpreendido, ao ver a sua esposa com outro homem em sua própria casa.
Os ingressos estão a ser comercializados ao preço único de 500 quinhentos kwanzas, de modo que todos os espectadores tenham acesso à área do show. “Estamos com passos dados e energéticos para a exibição da peça em torno do Dia dos Namorados, e até ao momento, temos em posse todos os requisitos essenciais para a realização e produção do mesmo”, disse Gerónimo.
A peça será encenada por sete actores, nomeadamente Irina Kalessi, interpretando a personagem de Maria, Pai Nosso Miguel, (Nando), Mateus Pena, (João), Manuel Katambi, (Comandante), Rafael Adelino (Tomba), Zeferino Kundi (Dito) e Alberto Sapalo, (Zé).