Com a intenção de resgatar os valores éticos e culturais na sociedade angolana, o grupo Miragens Teatro exibe hoje a peça teatral “Dialogo com mortos”, a partir das 19 horas, no Elinga
De autoria de José Teixeira, “Chetas”, a obra narra a história de “Nguvulo”, que depois de tantos anos de questionamentos sem respostas decide fazer uma viagem ao submundo para dialogar com os mortos.
Segundo Mariana Loufranto, a porta-voz, a peça serve como uma chamada de atenção à valorização da educação e costumes nacionais, visando a recuperação dos valores sociais e políticos da sociedade. Estreada em Fevereiro do corrente ano, a peça é uma viagem que se traduz em um encontro com a história cultural de Angola.
A mesma busca aspectos que resgatem a espiritualidade e a essência do povo. O objectivo é encontrar respostas aos seus questionamentos, onde decide conversar com os mortos para encontrar solução para o resgate da história e a cultura angolana.
Mariana afirmou ainda que a obra evidencia os valores éticos e socias, como um factor preponderante na construção da sociedade, na qual, para a porta-voz, “basta olhar para o cenário actual e se encontrará a resposta de como muitas das vezes se tem perdido a essência como povo africano.
Apresentada pelo grupo teatral “Miragens Teatro”, questiona os valores morais do homem enquanto um ser humano e cidadão. “Isso é, desde os direitos e deveres que devem ser implementados dentro de uma sociedade.
E, como um individuodeve comportar-se enquanto homem, o que tem que ver com o saber ser e saber olhar do mesmo”, disse Mariana.
Exclusão social das línguas nacionais
A porta-voz referiu ainda que a obra busca também dar respostas aos questionamentos da exclusão social das línguas nacionais angolanas. Sendo que, como povo africano, a língua é um dos principais factores para a identidade cultural.
Por sua vez, a apresentação teatral será carregada de vários estilos, onde os personagens valorizam as línguas como Kikongo, Umbundo e muitas outras, valores estes que serão apresentados como forma de apelo à sociedade.
A intenção, conforme disse, é de apresentar uma melhor exibição desde a sua estreia.
Consta que o desafio para esta nova apresentação foi uma relação mais profunda do actor com o personagem, na qual a maior intenção é resgatar os valores culturais através da arte.