A decorrer de 2 a 18 de Junho, a XVIII edição do Festival Internacional de BD de Beja, que decorre, anualmente, em Portugal, vai juntar profissionais desta arte, em que Angola será representada pelo artista Paulo Airosa com a obra “Piratas no Território X”avançam os artistas locais
Neste evento em que participam artistas de Portugal, França, Brasil, Bélgica, Paulo Airosa considera oportuno para divulgação da arte desenvolvida no país.
A revista, de carácter ficcional, retrata a passagem de piratas num determinado território.
Neste espaço encontra-se um reino denominado “Monhi”, que atravessa momentos menos bons devido aos espíritos déspotas de um dos súbitos do rei legítimo.
Após um ancião descontente com a realidade, decide realizar um ritual (vulgo feitiço) para invocar o espírito dos antepassados em defesa do património cultural e material do reino.
“É sempre uma oportunidade para internacionalização da banda desenhada nacional e, sobretudo, na troca de experiências com profissionais do ramo.
A minha participação surge por ocasião de ter visitado uma exposição de Banda Desenhada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde mantive contacto com profissionais”, contou ao jornal OPAÍS.
Como é habitual, paralelamente às exposições, durante o Festival ocorrem apresentações e lançamentos de obras, conversas com autores, sessões de autógrafos, concertos desenhados, revisão de portfólios, oficinas e o Mercado do Livro.
Para este momento, o artista angolano, além de levar 100 exemplares da revista para assinatura de autógrafos, vai ainda ter algumas t-shirts e vestidos de verão da sua marca de vestuário “Airosa”, como kites de brindes.
Sobre esta arte praticada no país, referiu que está a crescer cada vez mais, havendo a necessidade de desenvolver estratégias de rentabilização do sector, para que os fazedores da nona arte sintam-se cada vez mais motivados a produzir.