Da utopia à realidade, “Ingrattus” é uma comédia que conta a história de superação de dois jovens amigos com deficiência física, Chiquinho e Chiquito, que enfrentam, diariamente, situações difíceis, como discriminação e estigmatização, mas lidam com isso com bom humor.
A peça que será exibida no evento é promovida pela rubrica Mo Teatro no Palácio de Ferro, em parceria com o Projecto Cena Livre, retrata as peripécias enfrentadas por pessoas com deficiência em todo o país, exemplificando a história de dois jovens nessas condições.
Segundo Odeth da Cassilva, coordenadora e produtora de eventos do Palácio de Ferro, a comédia conta com dois personagens principais, Chiquinho e Chiquito, que, durante mais de uma hora no palco, enfrentam diversas adversidades com muito humor.
“A peça aborda as dificuldades que eles enfrentam, ao mesmo tempo em que ensina como é importante viver sem se deixar abater por situações negativas”, disse. Apesar de várias vezes pensarem em suicídio, conta Cassilva, Chiquinho e Chiquito encorajam outras pessoas a enfrentarem a vida com inteligência e coragem.
A trama se intensifica quando Chiquinho se apaixona pela jovem mais bonita do bairro e faz de tudo para conquistá-la. Ele toma coragem e se aproxima dela para expressar seus sentimentos e seu desejo de formar uma família.
No entanto, seu amigo Chiquito faz questão de encaminhá-lo para outra jovem brasileira, que tem comportamentos inesperados. “Chiquinho e Chiquito chamam atenção para figuras públicas que preferem viver num mundo ficcional, ocultando as deficiências da vida real.
‘Ingrattus’ constitui uma chamada de atenção para as pessoas que se sentem inferiorizadas ou humilhadas por terem nascido ou adquirido uma deficiência física,” destacou Odeth.
A obra, escrita e montada por Walter Cristóvão, busca aumentar a conscientização sobre os benefícios da integração de pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural. Além disso, a peça oferece subsídios sobre como essas pessoas devem se defender em situações de discriminação em diferentes contextos.
Projecto Cena Livre O Projecto Cena Livre foi fundado em 2008, em Luanda, com a finalidade de produzir espectáculos sem a necessidade de atores permanentes. Em maio de 2015, o projecto se transformou em uma empresa de prestação de serviços culturais, com a montagem de peças de teatro como sua principal atividade.
Entre as peças já produzidas pelo Cena Livre, destaca-se Vítima, apresentada no Festival Internacional de Mindelact, em Cabo Verde, em 2010. Em 2013, o projeto estreou Neto Presente e, em 2014, a peça Os Discursos do Presidente.
O elenco da peça “Ingrattus” conta com José Mendes (Chiquinho), Sebastião Constantino (Chiquito), Eliane da Silva (Brasileira), Nareth Dala (Boasuda) e Inara Alexandra (Dra. Emília Júlia)