O humorista avançou que, durante a sua actuação, pretende tocar em temas bastante sensíveis, assuntos que considera pertinentes, como, por exemplo, os constrangimentos que acontecem nas consultas de ginecologia, urologia, mastologia ou senologia, entre outras, com o objectivo de fazer rir e para descontrair o público.
Com esta actuação, disse, em conversa com OPAÍS, pretende ainda prestigiar o “Outubro Rosa”, mês em que se assinala a luta contra o cancro da mama, problema que tem afectado muitas mulheres a nível do país e do mundo.
“Considerando que há muita coisa que acontece nos bastidores destas consultas, que são muito engraçadas, vamos tratar aqui. Vamos tentar brincar um pouco o público com estes temas que são bastante sério e também sensíveis, com uma pitada de erotismo e de humor”, sublinhou.
Osvaldo Moreira considera que, diante dos vários problemas que a sociedade enfrenta no dia-a-dia, devem procurar descontrair em eventos do género, por permitir que os cidadãos vivenciem o lado cómico de certos assuntos sociais que são tratados com muita seriedade.
Duas noites de risadas com humor Elvirany Vivian, produtora do evento, expectante, referiu que o público deve estar preparado para duas noites de risadas sobre algo que conhecem, mas que pouco falam abertamente, como o caso de consultas constrangedoras com ginecologista, as conversas embaraçosas com os urologistas e até aqueles exames que sempre os deixam desconfortáveis.
“Afinal, quando o assunto é saúde sexual, o riso pode ser o melhor remédio”, frisou. Nesta 1.ª edição, contou, vão ter apenas a presença do humorista e actor em cartaz, só depois será feito o balanço para a programação dos próximos encontros e analisar, caso haja ou não a necessidade, o enquadramento de novos membros (humorista ou actor) na equipa.
Elvirany disse ainda que a ideia é fazer com que os homens com mais de 30 anos de idade tenham menos tabu sobre o assunto da próstata, devido ao preconceito e receios. De igual modo, para as mulheres que receiam fazer consulta de ginecologia e seguir os métodos de prevenção orientado pelos médicos.
O actor
Actor, encenador, humorista e roteirista teatral, Osvaldo Moreira é um dos nomes mais sonantes do teatro em Angola dos últimos 10 anos, conhecido artisticamente como ‘O Gordo Estiloso’.
Actualmente, decidiu dar uma pausa na sua carreira como actor, focando-se apenas no humor, enquanto artista e organizador de eventos. É, também, director do Festival de Humor da Paz, denominado “FestHupaz”, realizado anualmente no mês de Abril.
As suas pegadas estão patentes em muitas peças, como “Caminhos da paz”, um dos maiores destaques. Foi, por muitos anos, director e encenador do colectivo de artes Protevida, onde venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2017, na categoria de teatro do ano.