Para celebrar o dia dos namorados, que se assinala a 14 de Fevereiro, o humorista angolano, Osvaldo Moreira, realizar o show “Sorria com o seu parceiro”, dedicado aos casais, quando forem 19 horas, no auditório da Casa da Juventude de Viana, com a participação dos artistas Zuela Kikuata e Priscila Umba
Nesta exibição em que o humorista ambiciona brindar os casais, criando momento de lazer e descontração, vai apresentar textos e piadas ligadas a situações diversas sobre os relacionamentos amorosos, e vai contar com actuação musical.
Estes conteúdos, que serão ainda terapêuticos, explica o autor, vão transportar mensagens sobre os passos aconselháveis para a compreensão dos parceiros, uma vez que certas situações conflituosas acabam por ter a mesma base. “Na verdade, os problemas podem ser diferentes, mas quase todos têm a mesma base.
Ou seja, mostrar às pessoas que todas as relações têm problemas e que podem ser resolvidos entre os mesmos”, justificou.
O autor da obra “Quando a Pretendida Não se Define e a Ex Ainda É um Fantasma” avançou que as piadas a serem apresentadas serão baseados naquilo que tem sido a sua observância social, de igual modo, de outras situações que lhe são narradas.
Para melhor envolvência, a fim de deixar o assunto mais descontraído, referiu que os conteúdos serão apresentados com uma pitada de humor.
“Nem tudo será rigorosamente real, mas é tudo baseado na experiência de vida. Ou vivida ou testemunhada.
As participações
Questionado sobre a participação dos convidados neste espectáculo, disse que o humorista Zuela Kikuata possui várias piadas que se enquadram no tema do evento, outras ligadas ao ‘humor romântico’, a par de ser naquilo que faz. Já a cantora Priscila Umba possui músicas ligadas a este sentido.
“Então, foram escolhidos a dedo para que o espectáculo não ficasse muito fora daquilo que pretendo levar aos casais.
Pela facilidade da transmissão de mensagens através do humor, assim como da música, Osvaldo Moreira defende que tem permitido a reconciliação entre os casais.
Para exemplificar, realçou o show realizado no Chá de Caxinde, onde acompanhou a reconciliação no palco de dois casais.
“Então, nós criamos momentos de reconciliação entre os casais, de quem quer fazer uma declaração de amor, pedir desculpas ao parceiro, demos esta oportunidade”, apontou.
Pela aceitação do seu trabalho, tanto de outros colegas na área, considera que o humor é das artes que mais cresce no país, por ter nos dias actuais um público significativo.
O autor
Actor, encenador, humorista e roteirista teatral, Osvaldo Moreira é um dos nomes mais sonantes do teatro em Angola dos últimos 10 anos, conhecido artisticamente como ‘O Gordo Estiloso’.
Actualmente, decidiu dar uma pausa na sua carreira como actor, focando-se apenas no Humor, enquanto artista e organizador de eventos. É, também, director do Festival de Humor da Paz denominado “FestHupaz”, realizado anualmente no mês de Abril.
As suas pegadas estão patentes em muitas peças, como “Caminhos da paz”, um dos maiores destaques. Foi, por muitos anos, director e encenador do colectivo de artes Protevida, onde venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2017, na categoria de teatro do ano.