A pouco mais de um mês para a 97.ª edição dos Óscares, que se vai realizar no dia 03 de Março, é a altura perfeita para analisar com um olhar retrospectivo para a história, de mais de nove décadas, da Academia. Lançado em 1972 e realizado por Francis Ford Coppola, o filme conta a história de Vito Corleone, o lider de uma família mafiosa dos Estados Unidos.
Quando Vito sofre uma tentativa de assassinato, os seus filhos Sonny e Michael têm de assumir os negócios. Vencedora de 3 óscares, entre eles o Óscar para Melhor Filme, a obra de Coppola tornou-se num dos maiores e mais influentes clássicos do cinema sendo responsável pelo lançamento de estrelas como Al Pacino.
A primeira sequela a ganhar um Óscar, “Godfather – Parte 2” continua a história da família Corleone no rescaldo dos acontecimentos do filme anterior. A obra conta, interligadamente, dois acontecimentos: a ascenção de um jovem Vito Corleone, interpetrado por Robert Di Niro e os problemas enfrentados pelo novo padrinho, Michael Corleone. Na 47ª edição dos Óscar a peça cinematográfica arrecadou 6 Óscares, entre eles o de Melhor Filme.
A biografia de Oskar Schindler, um empresário alemão que durante o Holocausto salvou mais de 1000 judeus ao dar-lhes emprego nas suas fábricas, arrecadou 7 Óscares na 66ª edição dos prémios incluído o Óscar de Melhor Filme.
Recebida com grandes elogios tanto da crítica como do público, o filme realizado por Steven Spielberg é hoje uma das obras mais tocantes da 7ª arte e vista como uma das melhores peças cinematográficas históricas de sempre.