A presente actividade, com a qual pretendem encerrar as actividades neste espaço, tem por objectivo prestigiar o seu público, com o espírito natalino, de paz, amor e solidariedade que se regista no último mês do ano.
De acordo com a programação cultural do Memorial António Agostinho Neto, com a missão de promover a acção cultural, formação artística, aproximação e participação da comunidade, o compromisso foi assumido com a Orquestra Camerata de Luanda, para um concerto intimista de natal, no auditório do espaço, com entradas gratuitas.
Segundo Rigoberto Fialho, responsável pela área do sarcófago do MAAN, a escolha da Orquestra Camerata de Luanda reflecte pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver em representação da música e da cultura nacional a nível do país. Na medida em que também demonstram a riqueza cultural, celebram a sua história e identidade dos povos e comunidades.
“Os jovens apostam na expansão dos hábitos e costumes locais para os quatro ventos do mundo, ajudando crianças, jovens e adultos a realizarem os seus sonhos por intermédio das artes”, disse o responsável.
Ao falar deste conjunto, referiu que se trata de uma iniciativa que tem proporcionado educação musical de alta qualidade e oferece, em simultâneo, um caminho positivo para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens talentos.
“A Orquestra Camerata de Luanda será uma realidade no MAAN. O público está convidado a aparecer, as entradas serão grátis”, disse. Actualmente, integram a Orquestra 27 integrantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tendo agora também projectos de ação formativa para crianças e adolescentes.
A Orquestra é também membro do El Sistema Akwa Kisanji, um projecto que reúne músicos de diferentes estilos artísticos-musicais. O objectivo da criação da Orquestra assenta na necessidade em darse uma nova imagem ao conceito desta arte no país, (África).
Deste modo, é conduzida pelo maestro angolano, Félix da Costa, o instrumentista Cristiano Quizembo e Adilson André. A mesma foi criada por ex-membros da escola de música Kaposoca, a Osquestra Camerata de Luanda, possui um novo conceito de orquestra “ descontraída e animada”, com um repertório que vai desde a música clássica moderna, passando pela música angolana.