Denominada ‘Sonhos em Acção’, a oficina, que arrancou no dia 2 do corrente mês e vai até 31 de Agosto próximo, tem a duração de dois meses e visa capacitar as crianças com habilidades artísticas e educativas em matérias de canto, poesia, pintura, desenhos criativos, leitura, entre outros.
As aulas, de acordo com a coordenadora da oficina, Edna Mara, decorrem três vezes por semana, concretamente às terças, quartas e quintas-feiras, entre às 13h00 e às 17h00.
A responsável avançou que o objectivo é ocupar as crianças que se encontram em época de pausa académica/escolar, com actividades interactivas, educativas e recreativas capazes de lhes manter o ritmo de aprendizado, mas, ao mesmo tempo, ajudá-las a despertar talentos e habilidades que não são, habitualmente, exploradas no seio escolar.
“O propósito desta oficina é de ocupar os tempos livres das crianças com actividades educativas e recreativas. Nós também ajudamos elas a interagirem facilmente entre si e a realizarem actividades em conjunto, além de despertar nelas habilidades ou talentos nas artes”, explicou Edna Mara.
Ao longo das aulas, segundo a coordenadora, as crianças vão ter aulas de canto, escrita criativa, pinturas e desenhos criativos; vão aprender a fazer leitura em público (aquelas que já lêem fluentemente) e serão brindadas com contos e estórias infantis que vão sendo semanalmente lidas pelos instrutores(as).
Feira de Talentos
Com vista a expor os trabalhos que vão sendo desenvolvidos pelos pequeninos durante as semanas de formação, o centro prevê realizar uma feira de talento a ter lugar no próximo sábado, 20, pelas 14 horas, no referido centro cultural.
Segundo ainda a responsável, na feira, os encarregados e convidados poderão apreciar e constatar de perto os resultados do aprendizado dos seus filhos enquadrados na oficina.
Os pais vão poder interagir com os filhos e os instrutores, saber aos detalhes tudo sobre o processo de formação e até desfrutar das habilidades artísticas dos pequeninos através dos trabalhos expostos.
“A oficina conta também com palestras motivadoras e de psicoorientação para que as crianças não tenham vergonha de manifestar aquilo que sabem ou expor as suas dúvidas e inquietações. Temos procurado trabalhar não apenas o lado educativo, como também o lado comportamental e psicossocial e emocional”, ressaltou.
Antiga casa de Agostinho Neto
Sito no bairro Operário, no distrito da Maianga, o Centro Cultural, Dr. António Agostinho Neto funciona na antiga residência da família de António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República e considerado “o poeta maior”.
Naquela residência, com mais de 150 anos de existência, Agostinho Neto viveu com os seus pais e irmãos durante a sua infância e parte da sua juventude, 1930 a 1947, até conseguir a sua bolsa para formação superior em Lisboa, Portugal. Importante lugar histórico, político e cultural, aquela residência acolheu Neto e outras importantes figuras do nacionalismo angolano, como Amílcar Cabral, o profeta Simão Toco, e outras personalidades históricas da revolução angolana.